ONTEM FOI DIA DE ROCK

Na Fundiação na Lapa, tinha uma fila imensa para ver o show da Tarja, parecia até uniforme a maioria das pessoas usavam preto e a média de idade do público, ficava entre dezoito e trinta anos, me senti meio deslocada ao lado do meu filho, podia se contar nos dedos as pessoas com mais de quarenta.

Pra falar a verdade, sou meio chata em relação a música, se não é MPB, nem erudita, fico com o pé atrás e normalmente não gosto, mas um dia parei para ouvir o que meu filho gosta, pra minha surpresa adorei algumas músicas, e fiquei fã da Tarja, ela é divina com sua voz de cantora lírica, seu sorriso de anjo, batendo a cabeça pra frente e pra trás ao som louco de uns instrumentos maravilhosos, é a subversão do divino. Amei e me vi diante do palco dançando e balançando a cabeça ao som deliciosamente envolvente.

A maioria do público cantava as músicas em inglês e o que é melhor, entendiam as letras, e chegaram a interagir com a cantora, respondendo quando ela perguntou se estávamos dormindo? Se queriam mais músicas? Eu demorei para entender no meu pouco conhecimento do idioma, mas fui salva por meu filho e o rapaz do lado que cantava todas as música num inglês perfeito. Mas a minha surpresa maior foi vê-la falando frases em um português perfeito, achei muito simpático.

Os músicos da banda foram um show a parte, o baterista fez um solo de muitos minutos, fez o público dançar e admirar ao mesmo tempo, o homem parecia ter muitas mãos, e o som foi algo extraordinário, o que tocava violoncelo, entrou sério como quem vai participar de uma orquestra, sentou-se na cadeira, pegou seu arco e enlouqueceu com o balançar de cabeça pra frente e pra trás e seu instrumento erudito se deixou possuir pelo rock, e a harmonia se fez, mais tive de rir, nunca imaginei uma cena dessas. Só mesmo naquele espaço do Rio para eu ver e ouvir essas músicas diferentes. Há uns vinte anos atrás, foi no Circo Voador que ouvi pela primeira, e última vez, uma banda chamado Ratos do Porão, me senti como uma virgem sofrendo um estupro. Nunca havia ouvido algo como aquilo, realmente era lixo, e da pior qualidade. Mas dessa vez foi diferente, prazer e alegria ao ver esse show inesquecível!

E o público foi de um comportamento maravilhoso, tirando um idiota que jogou algo que pegou no rosto da Tarja, todos os outros foram fofos, ninguém fumou, nada, não tinha bebidas alcoólicas circulando, os jovens só cantavam e dançavam, não houve brigas, palavrões, nada, adorei ver o comportamento daquele público, até mesmo o (a) idiota que jogou algo, não fez para agredir acho que era um desses presentes que dão aos artistas, tipo ursinhos...

Devo dizer que achei perigoso a venda de bebidas em latas, pois se alguém resolve jogar uma lata no palco, já viu? Tanta segurança!!! E permitem latas lá dentro...No mais só tenho que registrar meu protesto quanto as conduções no Rio, o metrô pára as onze horas, isso é terrível! Não se pode ir a um teatro ou um show, o povo tem apenas que trabalhar e o lazer só para quem tem dinheiro para pegar um taxi ou ter seu carro. Rio de Janeiro! Imagine nas cidades menores? Que vergonha!

Mas para terminar em alto astral vamos parabenizar a todos os envolvidos nesse espetáculo maravilhoso, valeu cada centavo pago e pela beleza e organização ainda foi barato.