A tragédia do Japão, a não revolta da natureza contra as atitudes dos homens!

Tenho ouvido e lido constantemente na mídia sempre que acontece uma “tragédia” envolvendo a natureza, como enchentes, chuvas torrenciais, erosões, terremotos, maremotos, etc., que ocorreu uma revolta da natureza contra as atitudes do homem.

Quer dizer então que na época de chuvas (aliás, como ocorre todo ano) com o excesso de água, os rios enchem, transbordam, e levam tudo que está nas margens é uma revolta? As águas descem dos morros, é a lei da gravidade, como dizem: “fogo de morro acima, água de morro abaixo e mulher quando quer dar ninguém segura”. É uma questão natural, nas margens do rio em alguma época do ano vai haver inundação, agora se o bicho homem constrói nas margens e reduz a calha dos rios a natureza se revolta ou cumpre seu destino natural que é levar as águas do rio para o mar? Se o homem constrói nas encostas e as águas das chuvas descem pelo caminho natural arrastando o que encontra, é revolta ou questão de hidroestática?

Quando ocorre um terremoto, ou como dizem os entendidos uma acomodação das placas tectônicas, o solo se desloca e as construções tendem a cair, é mais uma revolta da natureza contra as atitudes dos homens ou um fato que vai acontecer inexoravelmente pela própria natureza?

E o mais dramático e perigoso dos fenômenos o “Tsunami” conhecido antes como maremoto, uma onda gigante provocada pelo deslocamento das placas no fundo do mar é também uma revolta da natureza ou uma questão de física? Longe de querer minimizar ou simplificar o triste drama das milhares de pessoas que sofrem, perdem tudo ou morrem diante desses fatos. Ninguém com o mínimo de sentimento de humanidade e solidariedade pode ficar indiferente as tragédias. Nada mais horrível do que aconteceu com o Haiti, China, Rio de Janeiro, etc. e agora o Japão.

Em pesquisa no Google, verifiquei que em 1290, na China, ocorreram terremotos com 100 mil mortos, na Itália em 1908 tremores de terra e tsunamis com 120 mil mortos, na Índia em 1737 houve terremoto ou ciclone com 300 mil vitimas. Em Portugal no ano de 1755 em apenas três horas a capital foi atingida por tremores que destruíram 85% da cidade e gigantescas ondas atingiram a região com 70 mil mortos. Na China, o pior desastre que se tem notícia, em 1556 tremores de terra atingiram 98 cidades dizimando 60% da população com saldo de 830 mil mortos. Havia já nessas épocas revolta da natureza contra as atitudes do homem?

Também negar que nós poluímos o meio ambiente, colaboramos com a destruição do mundo em que vivemos, não é a minha intenção, somente penso que não há uma revolta da natureza e sim o prosseguimento da idade da terra com fatos e estatísticas que infelizmente vão se repetir, independente da nossa presença ou não na terra.

Paulo Melo
Enviado por Paulo Melo em 14/03/2011
Reeditado em 15/06/2011
Código do texto: T2848570
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.