As primeiras bonecas, encontradas, datam de 2.000 anos antes de Cristo.
Foram encontradas em túmulos de crianças egípcias.
Na Grécia Antiga, por exemplo, antes do casamento, entregavam as suas Bonecas e brinquedos a Deusa Artemis, simbolizando o final da infância.
Enfim, as bonecas sempre tiveram presentes na vida das crianças, simbolizando ternura, amor.
Assim, sendo apresento essa crônica sobre a importância das bonecas como símbolo de solidariedade e, quem sabe, durante toda essa ajuda humanitária a essa tragédia recente no Japão, chegue, até as crianças japonesas uma boneca e recupere um pouco o sorriso que este Terremoto e Tsunamis tiraram...
As Bonecas de Olhos Azuis
Sidney Gulick Lewis nasceu no dia 10 de abril de 1860, em Ebon Atoll, Ilhas Marshall, foi um educador, escritor e missionário que passou boa parte da sua vida trabalhando para promover maior compreensão e amizade entre japoneses e americanos. Graduou-se Oakland High school em 1879. Após vários estudos e recebendo vários graus, chegando ao grau máximo DD, em Yale em Oberlin College. Foi ordenado Ministro Congregacional em 1886.
Em 1888, viajou para o Japão, onde trabalhou na Câmara Americana de Comissários para as Missões Estrangeiras, onde permanece por 25 anos.
Domina perfeitamente o idioma japonês dando sermões e escrevendo livros.
Ensina Religião, ciências e Inglês, em várias escolas japonesas e em Universidades do Japão.
Nos últimos sete anos que permaneceu no país, foi Professor de Teologia na Universidade de Doshisha em Kyoto.
Após retornar aos Estados Unidos, em 1913, ficou consternado ao descobrir a crescente discriminação e ressentimento contra os Americano-Japoneses. Fez campanhas contra a Legislação anti-asiática na Califórnia e pediu igualdade entre todas as Nações. Um trabalhador ardente na causa da Paz no Mundo.
Após a aprovação do Ato de Imigração de 1924 que praticamente parou a imigração para os USA de países considerados “indesejáveis” Gulick decidiu que a maneira mais produtiva para incentivar a compreensão internacional é através das crianças. Foi fundamental na criação da “Comissão Mundial sobre a Amizade entre os Filhos“.
Em 1927 seu primeiro projeto foi o envio de Bonecas Americanas para o Japão no festival Anual de Bonecas em Hinamatsuri.
A resposta americana foi esmagadora e, foram enviadas 12.739, bonecas American Dolls de olhos azuis, cada uma com uma letra que professam amizade para as crianças japonesas.
Os japoneses mais tarde, enviaram 58 bonecos aos Estados Unidos, vestidos tradicionalmente inclusive com malas com todos os acessórios para o tradicional chá, que percorreram todo o país.
Durante a 2ª. Guerra mundial, as bonecas americanas foram queimadas, apunhaladas, pois foram considerados inimigos o, mesmo ocorreu com os bonecos japoneses.
Algumas bonecas foram salvas e ficaram escondidas até o final da guerra.