Histórias e estórias do Tangerynus - Linotype

Após receber o diploma do 4.o ano primário, isso em 1958, a conversa que ouvia era que, já está na hora de trabalhar, se quiser estudar, que vai de noite. Na época ninguém falava dos “Estatuto da criança”, enfim com 6 anos de idade, já ajudava o meu pai no serviço de carpinteiro, que era desentortar pregos retirados de enormes caixas de madeira (container). Era isso mesmo, sentava num banquinho, tinha lá numa bacia de alumínio uma boa quantidade de pregos, e na base de um martelo e um pé-de-ferro (ferramenta de sapateiro) passva o dia inteiro desentortando pregos. De ves em quando dava uma martelada nos dedos.

Aos 14 anos de idade fui trabalhar na Gráfica Sorriente Ltda., empresa esta localizada próximo do Grupo Escolar Visconde Itaúna – Ipiranga-SP. Foi quando conheci as famosas letras de formas. Digo isso em razão da professora Dona Apolônia viver falando, escreva tudo em letra de forma. Eu não sabia o que a tal letra de forma.

Trabalhei algumes meses, saí, trabalhei em outras profissões, e em 1963 de novo fui trabalhar numa editora de livros, “Instituto Rádio Técnico Monitor”, escola por correspondência.

Em pouco tempo aprendi a profissão de impressor manual, e nos intervalos das emendas feitas pelo tipógrafo, ia distribuindo tipos gráficos. Trabalhava das 7:30 às l7:00, depois ia para o Senai-Artes Gráficas (Cambuci). Chegava em casa só depois das 23:00. Vivia pregado, mas sendo jovem, querendo aprender mais, para sobreviver, pensando no futuro.

Agora já sabia distribuir os tipos, me tornei tipógrafo-paginador e impressor manual. Para melhorar o salário resolvi fazer um curso de linotipista. Nesta epoca para conseguir uma vaga no Senai dava muito trabalho. Mas o objetivo era subir na vida.

O tempo passou, aprendi linotipia, mas com o tempo essa profissão também foi extinta. Mas de qualquer forma, tudo isso que aprendi veio pra somar com as novas tecnologias, no caso estou falando dos computadores, que pra mim é a “maior invenção do século XX”.

Comprei o primeiro computador em 1999, e o mundo virtual abriu as portas para novos conhecimentos. Um viva para os inventores dos computadores. Resumindo, isto também é só saudades...

Tangerynus
Enviado por Tangerynus em 14/03/2011
Código do texto: T2848061