Bateaux Parisiens
Quem ainda não viu, não sentiu, não desfrutou dos encantos da cidade luz tem um débito para com a história, com a cultura, com os prazeres da vida, com seu corpo e principalmente com sua alma.
Compartilho com a afirmação de que não se deve começar uma viagem a Europa por Paris, pois depois que se conhece a cidade luz, dos monumentos, do metrô, das artes e da culinária, parece que nada mais surpreende.
Após visitar a torre Eiffel com toda sua imponência, uma verdadeira torre de babel com quase todas as nacionalidades presentes, do brasileiro ao chinês passando pelos árabes, etc., já às sete horas da noite, apesar de céu claro, pois no verão anoitece somente as vinte e uma horas, a minha amada esposa tinha programado um passeio no barco chamado Bateaux parisiense com direito a jantar e tour pelo rio Sena.
Eu como sempre reticente, pois o passeio custou 300 euros por pessoa, mas tínhamos que ir. A embarcação era bonita, bem grande, com ar condicionado, toda emoldurada por vidros inclusive o teto que permitia uma visão total do entorno, havia ainda um palco com grupo musical e três cantores e mesas dispostas por todo o convés. As pessoas estavam elegantemente trajadas criando um ambiente bem aconchegante. Logo na chegada fomos recepcionados com um drink de boas vindas e levados a nossa mesa na frente da embarcação. O passeio segue pelo rio Sena, nas margens um grande desfile de monumentos, como a torre Eiffel, Grand Palais, Musée du Louvre, Notre Dame, Trocadéro, Museé d’Orsay, Hôtel de los Invalides, La Concorde e outros tantos.
A boa música não para durante todo o trajeto, iniciado o jantar com uma garrafa de vinho branco, comida de primeira qualidade, outra garrafa de vinho tinto e champanhe, fotógrafos dentro do barco registrando os turistas, e todos fotografando os monumentos que surgiam nas margens. Impressionante é também o comportamento dos parisienses que em grande quantidade lotavam as margens do rio fazendo piqueniques, comendo, bebendo, dançando e namorando, todos na maior harmonia, saudando os barcos que passavam cruzando as diversas pontes que atravessam o rio.
Na volta, já escurecendo, o espetáculo prossegue emoldurado pela iluminação da cidade luz, causando contrastes com os prédios e palácios e mais ainda no final com a torre Eiffel toda iluminada. O ponto alto do passeio, para nós foi quando os cantores entoaram a Ave Maria de Gounod próximo a catedral de Notre Dame, todos os passageiros calaram para ouvir, foi realmente emocionante, aliás, todo o passeio foi muito emocionante, principalmente pela beleza do lugar, pela companhia e depois de dois bons vinhos e champanhe franceses...