EXAUSTÃO.........

Há um momento na vida que não toleramos mais a tolerância.A paciência do sábio é humilde, seu estudo tudo explica, mas nem todos tem a larga e profunda sabedoria de um sábio que recebe com tranquilidade e entre sorrisos a inconveniência e a desinformação permanente aliadas à deseducação que sobem montanhas inatingíveis através das inteligências limitadas, e do alto dessa imensurável rigidez do mais mínimo entendimento reiteram as falas embotadas.

Tudo que incomoda e não pode ser absorvido com serenidade e impede a caminhada para a compreensão deve ser afastado, se não abruptamente, ao menos homeopaticamente. Como não sou sábio, apenas um perseguidor da lógica e de alguma tolerância, venho seguindo esta escola. Com grande proveito vemos que deixar ao largo a tolerância extremada faz bem à alma logo que neutraliza objetos ou pessoas com quem nada se aprende, ao revés, acirra a deseducação e diminui o aprendizado. A caridade se doa a quem dela necessita; é diverso.

Maquiavel, que serviu mais ao Principe do que ao Estado, tinha profunda razão em ensinamento seu que festejo como paradigmático. De sua cátedra sagaz e refinada em objetivos, afimava: existem três tipos de mentes, a que aprende sem ser ensinada, a que precisa de ajuda para aprender, e a que não aprende nem mesmo ensinada.

Dessa última devemos nos afastar se pretender de alguma forma se aproximar ou já está próxima, nada somará, somente subtrairá, nada adquirirá que se possa ensinar, só criará nebulosidades, nada trará de novo para o fortalecimento interior, fará a ruptura do que se está construindo, sempre e contrariamente ao nosso crescimento assentará a involução por viver na escuridão, enfim, representa tudo que trará exaustão para uma tolerância exercida sem nenhum sucesso.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 12/03/2011
Reeditado em 12/03/2011
Código do texto: T2843240
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.