A longa história da vida de um homem.
 
 
Ele nasceu antes da data marcada, hoje ele tem setenta e cinco anos.
As comadres e familiares levantaram suspeitas sobre a mãe dele ter casado grávida, pois após oito meses da data do casamento, ele veio ao mundo.
Foi bem vindo e amado por avós, tios e tias, principalmente irmãs de seu pai que não tinham filhos.
A mãe cuidava da casa. O pai estava no exercito, mais tarde foi para a aeronáutica.
O pai cantava na Radio local, era seresteiro. O menino  tinha  voz  boa também e cantava em casa acompanhando o pai que tocava violão.
A mãe o vestia com capricho, muitas vezes costurando suas roupas. Sempre elegante, cresceu muito vaidoso.
Ela nunca foi carinhosa, nem o pai que era bastante rígido.
Várias vezes  disse que nunca recebeu carinho e um beijo de ambos.
Alguns anos depois nasceu seu irmão, mais ou menos dez anos mais novo, Não sei se este recebeu mais carinho que ele, mas atenção com toda certeza.
Devido a carreira do pai moraram em várias cidades.
Os amigos foram sempre deixados para trás.
Para solucionar problemas nos estudos, o pai  fez um “roteiro” diário de atividades hora por hora, usando inclusive termos militares como, “alvorada” às sete da manhã, horário para estudar e outras atividades, incumbiu a mãe de fiscalizar.
Tudo foi obedecido durante algum tempo...
Por volta dos doze anos se dedicou a música, dono de voz admirável cantava nas rádios.Se apresentou no Teatro Municipal de São Paulo, com grande sucesso, cantando Pierrot, uma música que exigia muita técnica e voz. Sempre acompanhado, principalmente pelo pai que algumas vezes também se apresentava.
O pai se envolveu com uma cantora que fazia sucesso no momento. O menino viu o pai com a mulher no carro, e inocentemente contou para a mãe.

Foi o fim das audições...
Logo em seguida mudaram  de cidade.
Aos dezeseis anos foram para a cidade natal, junto aos parentes.
Nesta cidade o moço fez amizade com dois rapazes, eram muito unidos.
Sempre se divertiam muito juntos.
Ele namorou uma mulher bem mais velha que ele, ela fazia parte de uma orquestra argentina, seu pai o impediu de ir embora com a orquestra, não sei se foi sua sorte ou azar...
Como todo rapaz tinha muita vontade de dirigir o carro do pai, mas não tinha idade para ter habilitação. Certa vez seus pais viajaram para o litoral e deixaram o carro na garagem, ele e os dois amigos não resistiram a tentação...
Tiveram o capricho de marcar com esmalte o local exato dos pneus no chão e o marcador de gasolina, para depois voltarem o carro no lugar exato e completarem o tanque.
Saíram, passearam, mas numa esquina ele “entrou” num armazém, destroçou o carro...
Desesperado correu pedir socorro a um tio de quem gostava muito. O tio esperou seu pai chegar, abriram muitas garrafas de vinho, e quando os dois já estavam “alegres” ele contou o acontecido...
Foi mais fácil do que o rapaz esperava. O tio era psicólogo e não sabia...
Outra vez, chegou em casa bêbado, o pai o colocou nu na banheira embaixo do chuveiro e lhe deu a maior surra de cinto molhado...Parou com a bebedeira...
Ele conheceu então uma menina de treze anos , com ela namorou, noivou ,casou, teve filhos e se divorciou.
Mas voltemos a ele que é o que interessa.
Novamente outra mudança...
A namorada assim como os amigos ficaram novamente para trás...
Seu primeiro emprego foi o de vendedor de geladeira portátil, batendo de porta em porta... Foi um fracasso!
Como sempre como ele não gostava de estudar, seus pais compraram um bazar para que ele ganhasse algum dinheiro, mas ele reunia os amigos e mal atendia os fregueses.
Venderam o bazar!

Finalmente conseguiu um emprego numa companhia de aviação, na parte de encomendas, trabalhou por algum tempo. Nessa ocasião já rapaz esqueceu a antiga namorada e se envolveu novamente com uma mulher bem mais velha, que acabou por deixá-lo, com a desculpa que era muito pobre tinha mãe doente e precisava ganhar dinheiro, pensar no futuro, ele “engoliu” o “sacrifício” dela... Santa inocência!
Voltou para antiga namorada e ficaram noivos.
Seus pai mudaram de cidade,mas ele não os acompanhou, foi viver na casa de um primo pagando pensão..
Este que era gerente de uma rede muito grande de lojas, o empregou como vendedor na seção de bicicletas, ele voltou a estudar.
Se casaram, logo a seguir tiveram um filho.
Ele terminou o curso técnico.
Certo dia ela leu um anuncio no jornal e pediu que ele se candidatasse.
Foi admitido numa grande multinacional, sua vida financeira e profissional deu um grande salto.
Mudou-se com a família para sua cidade de origem.
Por essa ocasião nasceu sua filha.
Sempre muito trabalhador e dedicado foi obtendo muito sucesso na vida profissional. O relacionamento familiar deixava a desejar por ser muito volúvel e irresponsável, fez sua jovem esposa sofrer por lhe faltar com respeito e a submeter a situação financeira precária.
Com o sucesso obtido foi promovido, e mudaram de cidade, ambos gostaram muito da transferência.
Cada vez mais foi subindo de cargo, fez cursos de especialização no exterior, era admirado por todos por suas iniciativas, um profissional exemplar.
Moraram em várias cidades e Estados.
Seus pais infelizmente tinham costume de comparar as pessoas, e o comparava com o irmão criando um mal estar entre os dois, ambos não tinham vínculo afetivo.
Ele simplesmente não podia dar o que não tinha, amor e atenção, jamais demonstrou afeto, companheirismo, enfim nunca foi amigo dos filhos.
Supria suas necessidades, era apenas o provedor.
Nasceu seu terceiro filho, este teve um pouco mais de atenção de sua parte.
Finalmente ele chegou a uma posição de destaque, de muita confiança dentro da companhia, a vida particular como sempre abalada por sua deslealdade demonstrada desde o princípio do casamento, traições eram comum, exatamente como o pai.
Sua esposa sofria, ele lhe perdia perdão e depois tudo voltava a acontecer, tornou-se um circulo tenebroso, de mágoas e ressentimentos por parte dela. Ele pensava que ao se desculpar seu erro seria apagado , esquecido...
Seus filhos casaram. Sua filha lhe deu um neto.
Finalmente veio a aposentadoria.
Ele então resolveu mudar para cidade onde estava sua mãe e parentes.
Montou uma firma de representações, não obteve sucesso.
Atendeu ao chamado de emprego em outra cidade, deixou os filhos e com a mulher foram recomeçar a vida conjugal e financeira abaladas. Tudo estava bem quando novamente uma traição complicou sobremaneira o relacionamento. A esposa decidiu pelo divórcio, e mais uma vez juras de  amor, acalmou a situação.
Retornaram a cidade de onde haviam saído.
A mãe dele então financiou seu sonho de possuir uma transportadora, comprou um caminhão e bancou todas as despesas, esta empreitada também fracassou e ela ficou com um prejuízo enorme.
Seu irmão e cunhada faleceram, assim como suas tias e a seguir sua mãe.
Ele já estava a tempos envolvido com outra mulher, sua esposa a pedido do terceiro filho, não pediu a separação, mesmo tendo conhecimento de mais uma traição, não deixava nada transparecer.
Alguns anos depois esse filho faleceu.
Ele sofreu muito, assim como todos da família.
As mentiras, atitudes falsas, e desrespeito para com a esposa chegaram ao limite do insuportável.
Ela pediu o divórcio de modo definitivo.
Em menos de seis meses ele passou a viver maritalmente com a mulher que era sua amante.
Mudou novamente de cidade, conseguiu finalmente o sucesso financeiro desejado.
Aos poucos foi perdendo contato com os filhos e o único neto.
Numa das visitas que fez a família disse que iria se separar da atual mulher, por ela ser comprovadamente psicopata.
Iria passar seus bens para o nome dos filhos.
Ninguém acreditou, pois infelizmente ele tem o grave defeito de não honrar sua palavra, todos sabem disso, “o que ele diz não se escreve”.
Sempre afirmou que os filhos não teriam nada de herança de sua parte, esquecendo a herança da mãe pela qual lutou com unhas e dentes contra os sobrinhos...Tudo indica que isso ele vai cumprir...
Como sempre sua vida profissional era de sucesso, mas a familiar um caos. Geralmente isso acontece com a maioria dos executivos, que vão sendo executados...
Duas ou três vezes saiu de casa, por não suportar as loucuras da companheira segundo palavras dele. Mas sempre acabou voltando e ainda continua na companhia dela, uma mulher que antes de conhecê-lo vivia de favores. Ele se ilude que ela lhe tem amor.
Só ele não quer ver a verdade ou se vê prefere a  ilusão...
(Ele me fez lembrar que dizem que mulher de malandro é assim, perde a vergonha e gosta de apanhar!)
Hoje ele quer que os filhos se aproximem dele, vá visitá-lo na mansão que construiu para a mulher, mas eles não querem ir, não gostam de sua companheira, para não contraria-lo um deles promete que irá...
Seu lema é ser feliz, sua felicidade tem que vir sempre em primeiro lugar, não importa como... O que demonstra um egoísmo desmedido,  por esse mesmo egoísmo, jogou uma vida,uma família, um mundo construído durante anos na lata do lixo!
Hoje é um velho diabético e faz tratamento psiquiátrico...
A vaidade ainda persiste nele como uma doença.
Esse homem hoje notadamente insatisfeito, tenta fazer chantagem emocional com os filhos e neto. Procura recuperar a família que nunca teve de verdade, ela era apenas uma conseqüência, um pacote que vinha junto com o casamento. Sua desculpa para a omissão como pai e marido é que estava lutando para dar conforto a família, mas na verdade o que buscava era  satisfazer sua vaidade profissional e pessoal,  o resto vem a reboque...
Repete como ladainha que depois que ele morrer não adianta chorarem por sua companhia.
É muito triste ver um idoso só, mesmo acompanhado, e em meio a ilusões bobas que não deveriam mais fazer parte de sua vida, depois de tanto esforço...É uma pena!
Será que nem a idade faz dele um homem um pouco mais verdadeiro, que dá valor ao que realmente é digno de valor?
Finalmente eu pergunto, será que sua família sentirá realmente sua falta?
Dificilmente se sente falta de quem é ausente, ou de pessoas unidas por  laços de amor tão frágeis.
Será que chorarão?
Não sei não, tenho minhas dúvidas...
 
 
 
M.H.P.M.