A evolução global
Durante anos a sociedade vem degradando o meio ambiente sem se importar com as conseqüências de seus atos, preocupando-se apenas com seu bem estar e o com o crescimento desordenado da população.
Ainda não descobrimos que aprender com nossos erros é dar dois passos adiante para o bem estar da civilização com o meio ambiente.
Procuramos apenas o melhor lugar para se viver sem se preocupar em dividir espaços com espécies residentes nestes locais. Nem sempre o melhor lugar para nos significa o melhor lugar para a natureza, estamos cada vez mais nos acostumando com catástrofes de ordem natural, sem nos dar conta que temos nossa parcela de culpa em tudo que o mundo se transformou ate hoje.
Achamos que o fato de tirarmos uma arvore do lugar não ira afetar nada desde que plantemos outra em outra localidade, mas pensamentos como este vem transformando paisagens, lugares, pois esquecemos o que aprendemos na escola, aprendemos na escola a importância das arvores, o beneficio que ela traz para o solo, para a atmosfera enfim para todos os seres vivos habitantes na terra. Enfim o famoso processo da fotossíntese matéria que aprendemos quando criança e que ao longo de nossa vida tratamos de esquecer, pois se não trocarmos as arvores de lugar, não podemos construir nossas casas, nossos prédios, nossas vilas e comunidades. E sem poder fazer isso não poderemos nos iludir com políticos inescrupulosos que se vangloriam de obras feitas como troféus e se esquecem que no futuro quem ira sofrer com mudanças na paisagem serão aqueles que o colocaram no poder para tomar decisões em seu lugar; ou seja, o povo, que muitas vezes se esquece que a natureza não tem tempo suficiente de se recompor de nossos atos e nossas intervenções.
A cada ano que passa a situação fica cada vez pior e apenas o que ouvimos falar é tentaremos, faremos, ou resolveremos. Tudo isso num futuro talvez distante para aqueles que sofrem e que estão ai a espera de uma atitude, mas que diversas vezes estas atitudes são apenas paliativas perante os problemas que vem nos afligindo. Temos medo de viver, pois se chove podemos morrer afogados, aterrados muitas vezes sob nossas casas, se faz calor podemos morrer de sede ou ate mesmo de fome, pois aquilo que plantamos secam sem nos saciar a fome. Se ventar demais perdemos nossos telhados, arvores são arrancadas como se fossem de papel. E tudo isso nos perguntamos por quê? Porque a natureza tem os mesmos direitos de coexistir assim como nós; ela tem o direito de lutar pela sua sobrevivência, pelos seus filhos mais fracos, mais castigados: os animais.
Apenas quando aprendermos que a natureza faz parte de nosso mundo, nossas vidas e aprendermos a respeitar a natureza e o meio em que vivemos é que iremos parar de perder nossos filhos, nossos entes para esta disputa sem fim entre a natureza e o crescimento global. Apenas ai aprenderemos o que realmente significa a evolução humana.