Antigamente era Assim
ANTIGAMENTE ERA ASSIM
Hoje, confortavelmente acomodado na poltrona deste mundo tecnológico, desfrutando a vida fácil que os recursos super-desenvolvidos nos oferecem, fica difícil imaginar a maneira como se vivia em um mundo tão atrasado, da antiguidade. Para se ter uma ideia mais aproximada do que era a vida naquele mundo rústico, arcaico, é necessário mergulhar no tempo e pesquisar, comparando com o que temos a nossa disposição hoje.
O modo de comunicação era rudimentar, sofrível, quase incompreensível. Para se ter uma melhor idéia, imagine que os celulares eram verdadeiros tijolões, quase não se escondiam na palma da mão; não tiravam fotos com a nitidez de alguns megapixels, como que temos hoje; somente os mais sofisticados conectavam à Internet, filmavam muito pouco, não mais que duas horas; não vinham com rádio FM, não exibiam imagens de TV. Não tinham muito daqueles “recursos essenciais”, além de poder falar à distância.
Aquilo que chamávamos de computador era uma lástima: máquinas lentas, demoravam quase um segundo para abrir arquivos, a memória não passava de 120 Gb, a velocidade para baixar páginas da Internet mal chegavam a 10mgps.
Os aparelhos de TV exigiam muita concentração dos telespectadores, para poderem ver com clareza as imagens. Tv de 29 polegadas de tela plana ainda estava na moda, os consumidores as consideravam verdadeiros “cinemas domésticos”. De LCD e de plasma ainda eram novidades no mercado. A tv digital que temos hoje, naquela época ainda era um sonho distante.
Nosso meio de transporte também era muito deficiente. Os carros eram verdadeiras carroças, os únicos recursos que apresentavam eram vidros elétricos, ar condicionado, direção hidráulica, air bag.
Quanta diferença com os carros de hoje, que só faltam voar.
Enfim, essa pesquisa foi reveladora das dificuldades de se viver o dia-a-dia, da rotina sofrida dos povos do passado. Em todos os ramos, em todas as áreas das atividades humanas desprendia-se enorme energia nas mais simples tarefas. Na medicina, área de maior interesse de avanço da tecnologia, estavam ainda pesquisando células-tronco; a aids anda matava e muitos tipos de câncer não eram controlados.
Creio que, após essa visão mais detalhada das dificuldades da sociedade dos tempos idos, temos consciência de como era difícil a vida no longínquo e distante ano passado.