Amigos em reunião

Li um artigo que o costume dos saraus está voltando.

Minha avó era freqüentadora de saraus no início do século XX e recitava poesias de vários autores e dela mesma. Outras pessoas cantavam ou tocavam cravo. Crianças prodígio se apresentavam como revelação em alguns deles.

Na prática o que eu conheço mais próximo dos antigos saraus é a Casa do Poeta de algumas cidades. A freqüência é baixa, não podemos chamar de modismo. Só escritores aparecem para prestigiar. Há o encontro de tocadores de chorinhos que se reúnem também em certos bares, e só vai quem é amigo do saudosismo.

Conheci um professor de português que incentivava a prática de reuniões para que se apurasse o gosto pela poesia. Pregava sozinho, pois ninguém adquiriu o gosto por essas reuniões.

O que fazemos aqui neste Recanto é a apresentação de um sarau com toda a modernidade de que dispomos, e todos participamos com prazer e isso sim é a volta desse costume gostoso e educativo que as gerações anteriores tiveram, dentro do que era possível em sua época. Expomos textos, músicas, poesias musicadas. Será que os saraus de antigamente era tão bom assim?

Visite o BVIWtecendoletras e leia crônicas gostosas dos amigos.

Ana Toledo
Enviado por Ana Toledo em 10/03/2011
Reeditado em 10/03/2011
Código do texto: T2838707