PRIMEIRO DE ABRIL

O Personagem Pinóquio era um boneco de madeira construído pelo carpinteiro Gepeto, que toda vez que dizia uma mentira via seu nariz crescer.

Há quem minta para evitar um problema ou um constrangimento, mas a pessoa que faz isso com freqüência acaba se acostumando e se torna um mentiroso nato.

Quem muito mente acaba perdendo a credibilidade; "Seu nariz esta crescendo!" Isso nos faz lembrar que hoje é o Dia da Mentira, é o dia em que os brincalhões procuram pregar peças em todo mundo, mas, como começou o Dia da mentira? Consta a História que em 1564 Carlos IX rei da França, após a implantação do calendário gregoriano, decretou que o Ano Novo tivesse início no dia 1° de Janeiro que logo foi seguido por vários paises.

Mas no início, a confusão foi enorme, uma vez que na época não existia jornal, rádio ou televisão nem qualquer outro meio de comunicação de massa pois a invenção da imprensa escrita e falada só iria aparecer muitos anos depois. Antes desse decreto, o ano tinha início em primeiro de Abril que passou a ser conhecido como o "Dia da Mentira" devido as constantes brincadeiras de humoristas e do povo, como a da carta que se mandava por um portador destinada a outra pessoa, na qual se lia o seguinte: "Hoje é primeiro de abril. Mande este burro pra onde ele quiser ir".

A revista ISTO É, de são Paulo, n°1488, edição de 8 de abril de 1998,relata algumas dessas mentiras que foram espalhadas pelo mundo por ocasião de primeiro de Abril:

1)-"A África do Sul comprou Moçambique por US$ 10 bilhões. O anúncio do negócio fora feito na organização das Nações Unidas pelo presidente sul-africano Nelson Mandela. Deu no jornal Star, de Johannesburgo"

2)-"A Rádio Medi, de Tânger, no Marrocos, noticiou que o Brasil não iria participar da Copa do Mundo porque o dinheiro da seleção seria usado na luta contra o incêndio em Roraima"

3)-"A minúscula república russa Djortostão declarou guerra ao Vaticano. Motivo: arrebatar o título de menor Estado da Europa. Para tanto, ele teria doado seis metros quadrados de seu território a uma república vizinha. Isso conforme o jornal Moscou Times"

4 -"Diego Maradona, ex-capitão da seleção Argentina de futebol, é o novo técnico da seleção do Vietnã. Deu nos principais jornais vietnamitas"

5 -"Ao deixar o Senegal, o presidente americano Bill Clinton seria acompanhado de uma comitiva formada pelos primeiros 50 senegaleses que fossem à embaixada para pedir visto de entrada nos EUA. Assim informou o jornal Le Soleil, do Senegal. Centenas de senegaleses acreditaram na mentira e correram para a embaixada americana."

Os meios de comunicação de hoje facilitam a disseminação das mentira como sendo verdades, sendo necessário hoje em dia que a pessoa seja muito bem informada e instruída para diferenciar uma mentira de uma verdade. Na prática não é apenas no dia 1° de Abril que são espalhadas mentiras e sim o ano todo, um exemplo de mentira que são confundidas como verdade, são as espalhadas pelos governos e políticos, o povo acredita, e os políticos são os mais famosos mentirosos, raramente cumprem o que prometem para se elegerem.

A revista ISTO É, são Paulo, n° 1510, edição de 9 de setembro de 1998, Noticiando o falecimento de Maurício Fruet, ex-prefeito de Curitiba e ex-deputado federal, dizia que ele "era considerado o parlamentar mais brincalhão e espirituoso que passara pela câmara dos Deputados. Um exemplo: convocou uma falsa reunião de todo o secretariado do então governador Roberto Requião no dia 1° de abril de 1990 (havia 15 dias que Requião tomara posse). Os Secretários, sem entender nada, passaram toda a madrugada no palácio Iguaçu. De manhã, Fruet fez chegar a informação de que era um trote do Dia da Mentira."

Como tudo indica, as mentiras originarias das plaisanteris francesas, sempre existiram, graças as manifestações folclóricas no mundo inteiro.

Geraldo de Azevedo

01/04/2003