mentiras

Suruba generalizada. Traição, falta de respeito, falta de consideração, falta de pudor, falta de transparência, falta de solidariedade, falta de humanidade ou talvez o excesso de humanidade, falta de apego, falta de intensidade, falta de alma, falta de moral, falta de bom senso, falta de gentileza, falta de humildade, falta de justiça, falta de amor. Esse mundo tem falta demais perto do excesso.

Excesso de hipocrisia, excesso de egoísmo, excesso de maldade, excesso de sujeira, excesso de dor, excesso de superficialidade, excesso de escuridão, excesso de mentira, excesso de injustiça, excesso de materialismo, excesso de de ego, excesso de poder, excesso de crueldade, excesso de preconceito, excesso de confusão, excesso de excesso.

Às vezes a verdade pode se tornar uma pessoa falsa, e fazer com que a credibilidade se torne tão ínfimo como as estrelas do céu ao nosso olhar nú, puro e cru. A verdade é como fantasma, como uma sombra. Na luz ou no escuro a verdade é exposta de alguma maneira. Não há como esconder. A verdade tem a perna curta, já dizia os sábios.

Penso sempre o porquê das pessoas mentirem, o que leva elas mentirem. Algumas pessoas mentem achando que vai amenizar a situação, acham que são capazes de deixar o outro menos pior, ou mais feliz, seria muita ingenuidade pensar que algumas palavras formando uma sentença, uma história da mudar a verdade. Outras mentem para se safarem de alguma situação, outros mentem por prazer, outros mentem para não criarem confusão, outros mentem por simplesmente não serem capazes de dizer a verdade. A verdade dói sim, mas nem sempre dói, isso não é uma verdade absoluta. Desde quando algum ser "iluminado" achou e acreditou que mentindo pode resolver algo? A mentira não dura, porque a verdade é uma fantasma e uma sombra. Mesmo sabendo disso, as pessoas insistem na ideia de mentir.

Quando a verdade é descoberta, todos sempre querem tirar o corpo de fora, o mesmo papinho, fulano disse tal coisa, ciclano disse outra coisa, e beltrano então não tem nada a ver mesmo com a coisa. E ai? A mentira começou aonde? As pessoas não percebem que mentiras só trazem mais mentiras, e assim formando um grande complexo de mentiras onde todo mundo diz que não teve nada a ver com a mentira, então quem mentiu? Deus?

Não entendo mesmo qual é a dificuldade das pessoas serem honestas, e essa suruba generalizada, onde ninguém é fiel a ninguém, e quando a primeira peça deslizou-se tudo foi se desmoronando, como dominó. Alguém me diz agora, quem começou essa suruba? E quando e onde ela termina.

Giulia Mutz
Enviado por Giulia Mutz em 09/03/2011
Código do texto: T2836715
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.