O TEMPO VAI PASSANDO...
E A VIDA CUMPRINDO SEU CICLO.
Dizem que a idade traz sabedoria, que cada fase da vida tem seu encanto, e que saber envelhecer é uma virtude. Isso é verdade porém, a longevidade tem suas consequências, infelizmente.
A idade é uma doença incurável. Um mal do qual todos padecem, isto, se não nos despedirmos desta vida ainda jovens. E, se nos fosse permitido escolher – envelhecermos ou morrermos na flor da idade - certamente, escolheríamos envelhecer, ainda que, quando jovens, não acreditemos nessa possibilidade.
Envelhecer com qualidade de vida, é o que todos desejamos, embora tenhamos que conviver com as limitações que, fatalmente, nos acometem em determinado tempo. Sentimo-nos jovens, a mente está a mil, o coração ainda pulsa por amor, nossos projetos de vida continuam vivos mas o corpo, infelizmente, joga contra nós.
Certo é que as pessoas, à medida que vão envelhecendo, arrumam um amontoado de desculpas (como se precisasse!), para justificar o que não tem justificativa alguma. A gente nasce, cresce, envelhece, adoece e morre. Assim, nesta mesma ordem - se não houver um corte antes que a natureza efetue seu ciclo.
Espero que, a cada ciclo de minha existência que se completa e, na medida em que um novo se inicia, eu esteja preparada para o inevitável: a velhice. Não tenho a pretensão de chegar aos setenta anos como se tivesse vinte, mas quero poder olhar para trás e ver o rastro de um longo caminho, traçado com dignidade, serenidade e sabedoria.