Quem não participou desta cena:  pessoas juntas em final de ano, aniversário, formatura, ou por qualquer motivo. Na frente delas alguem diz:
- todos olhando para cá e  dizendo xis (ou giz). Vou contar até tres! sorrisos para todo o lado e depois, a foto está na câmara.
Por que será que é preciso este ritual? será que sorrir é tão raro assim? Depende. Existe o rir, o sorrir e o gargalhar. Tem gente que adoooora o Faustão (cruz credo), principalmente para ver as cacetadas; outros gargalham quando alguém escorrega e cai , "não importa quem seja, mas que é muito engraçado, é" dizem os aficcionados. Os críticos vão a uma festa só para gargalhar disfarçadamente dos opositores: chefes, rivais, ex namorados, etc.
-Olha só aquela blusa!
- Precisava trazer aquela bolsa?
- Vê só como eles fingem, só vivem aos tapas...
Sorrisos brilham como lustra móveis e gargalhadas soam pelos salões.
Sabem qual o melhor lugar para essas pessoas exercerem os músculos do riso? em um velório. Não acreditam?  pois prestem atenção aos grupinhos aqui e acolá, do lado de fora do recinto; às vezes até  no banco da sala, ao lado do desencarnado, cobrem-se as bocas com as mãos e criticam sobre o  irmão em Cristo ali esticado em carne e ossos, contando piadas e sorrindo. O do caixão nem liga...e nem vê, porque o espírito já está em viagem talvez para um plano melhor. Existiam as carpideiras que eram pagas para chorar nestas situações. Atualmente as pessoas mudaram tanto  que o respeito ao morimbundo ou falecido acabou. E não estamos em nenhuma região da Ásia onde o enterro é uma festa; lá sim pode-se cantar e sorrir. Mas eles sabem a razão.

Tem pessoas que sabem sorrir mas não conseguem ser felizes; outras são felizes mas não vivem sorrindo, pelo contrário, tem até certa dificuldade; outros precisam de varios goles ou garrafas para gargalhar. Como estão completamente "bebuns" acabam sentando em uma cadeira que não está lá e se esparramam no chão. Aí, todos gargalham como manda o "figurino das cacetadas". Mas existem pessoas, mulheres principalmente cujo sorriso é um Tori para a região do Encantamento.

Sou uma pessoa que ri pouco; sorri raramente e mais raramente ainda dá uma gargalhada. Gosto de filmes que apresentam situações engraçadas com muita classe e inteligência que despertam meu riso prolongado. Ver Chaves também me faz sorrir; gargalho com Os Cara de Pau, os Tres patetas, O Gordo e o Magro e Charles Chaplin.

Enfim, cada um ri como sabe. A Pimentinha, como era chamada por Chacrinha sorria para os fãs, para a imprensa, para todos; cantava sorrindo, lindamente, rindo; porém, só ela sabia como chorava interiormente.


Imagem: Elis Regina

 

Uma homenagem às mulheres para seu dia, amanhã, quando não poderei postar.