Gente chata: tolerar ou longe para sempre?!...

“Eu não gosto disso!...” Quantas foram às vezes que ouvimos isso? Talvez centenas de vezes, e quem sabe da mesma pessoa em situações diferentes! Tem gente que vive só para se chatear com as coisas do mundo. Muitas foram as vezes que pensamos sobre determinadas pessoas cheias de “frescurite”. Conhecemos esses “tipos” depois de uma determinada convivência. Certa vez eu estava em um restaurante com alguns amigos e nisso chegou uma amiga( chata geral!) e a convidamos para sentar conosco para compartilhar o almoço. Após uns dois minutos, tempo que permaneceu calada, observando o ambiente, disse-nos: “ A iluminação aqui é péssima”, “O cheiro da comida é estranho!”, “Vou pedir água, é capaz de me sentir mal!” . Ficamos calado. Quando a comida chegou em nossa mesa, ela foi logo se servindo. Tomando a frente em quase todos os pratos servido no cardápio. Escolheu a melhor parte em todos os itens. Solicitou o garçom uma marca de água mineral preferida por ela. Falou ao pobre garçom que a música estava alta demais. Começou a criticar o cidadão da mesa vizinha que “comia como um porco!” Depois que fez as suas observações começou a comer sem mais nada falar. Mas os seus olhos não paravam quietos, estavam a observar tudo em volta. E, indiscretamente, ela, que já tinha terminado a refeição, se levantou e nos disse:

___Devo-me ir..., tenho responsabilidades para o dia de hoje! Muito obrigado pelo almoço. Aqui até que é bonzinho!... Bem..., até logo...

Assim ela se mandou, nos deixando com uma má impressão de sua pessoa. È visto que o que mais lhe interessou no restaurante foi a comida de graça que comeu! A sua “chatice”, aqui para nós é insuportável, é uma característica nata de sua personalidade. Vi muitas vezes ela em confusão com seus parentes devido a sua inveja de tudo, de todos! Mas o que leva a uma pessoa ser assim? Poucos são os seus amigos e raros querem a sua presença nos seus domicílios. A pessoa”chata” geralmente tem as suas motivações. Para não muito se estender, para sermos mais objetivos, são os seguintes itens: são mal-amadas, invejosas, mesquinhas, confusa e frustradas amorosamente, econômico-socialmente é uma “merda” a sua vida, olha com certo desprezo o sucesso dos outros; acha que quem fez sucesso e construiu uma fortuna deveria parar com a sua função por achar que continuar é ambição, não achando que a realização profissional é o importante, mas sim, o dinheiro que você tem proporciona a realização do que você faz; não consegue enxergar que o mundo é de todos, e não está só para você!, Acha que todos estão contra ti, e finalmente se assemelha a uma traiçoeira hiena esperando um momento para atacar pelas costas quando você menos esperar! Isso não é ainda suficiente para enquadrar todas as variações de “ser chato”. Mas, quem em um certo momento já não foi chato? Não devemos exagerar. Só sei que existe pessoas que não deveriam está em nenhum momento ao nosso lado. Mas como evitar o “Chato”? Não está no mesmo lugar com eles? Isso não é tarefa fácil mesmo! A única coisa que se deva aconselhar é não desistir de ficar bem distante deles a qualquer custo!!

Tércio Monsores
Enviado por Tércio Monsores em 06/03/2011
Código do texto: T2831759