AS CUCAS DA MINHA TERRA
“Dorme neném que a Cuca vem pegar, papai foi prá roça, mamãe foi trabalhar...”.
As cantigas de ninar da minha infância eram fogo! Em vez de acalmarem, assustavam a criança. A Cuca, por exemplo, é uma velha, mistura de jacaré e gavião, que rouba crianças desobedientes. A lenda brasileira é uma variação da lenda portuguesa “Coca”, que data da colonização do Brasil. Como a Cuca dorme uma noite há cada sete anos, era comum os adultos dizerem que ela viria pegar as crianças que não dormissem. Dorme-se com um susto desses!
Cuca, na linguagem popular, é sinônimo de inteligência. Na gíria, cuca fresca significa pessoa tranquila, cuca fundida é pessoa preocupada, cuca quente é pessoa explosiva, lelé da cuca é doido.
Mas a cuca que eu quero falar aqui é aquela que aparece no meu conto minimalista "Dinheiro fácil" e que despertou curiosidade e até estranheza em alguns leitores, notadamente os que não são do Sul do País. As cidades gaúchas e catarinenses, com colonização alemã, são expertes em cucas. Cuca é um tipo de bolo, com uma massa muito fofa, ideal para acompanhar um delicioso café da tarde. A cobertura e/ou o recheio são variados e deliciosos: uva, abacaxi, coco, goiabada, banana, ameixas... Para ninguém ficar com água na boca, principalmente meu amigo Wilson Pereira, que disse, num comentário, não conhecer as cucas sulinas, aí vai uma receita saborosa com côco:
* Ingredientes para a fermentação:
2 tabletes de fermento biológico
2 colheres (sopa) de açúcar
½ copo de leite morno
Deixe fermentar essa mistura (15 min)
* Ingredientes para o creme:
1 copo de coco ralado
1 ½ copo de açúcar
100 gr de margarina
Misture os ingredientes e leve ao fogo para cozinhar até formar um creme não muito espesso.
* Ingredientes para a massa:
3 gemas
1 colher (chá) de sal
½ copo de leite
farinha de trigo
* Modo de Preparo:
Quando os primeiros ingredientes estiverem fermentados, acrescente as gemas, o sal, o leite e a farinha. Misture e sove bem sobre a mesa, até a massa desgrudar das mãos. Divida a massa em duas partes iguais, coloque uma parte numa forma untada e espalhe metade do creme de coco sobre ela. Abra a outra metade da massa sobre a mesa e derrame sobre ela o restante do creme. Enrole como rocambole, corte em fatias e coloque-as sobre a massa da forma.
Deixe crescer 20 a 30 minutos. Asse em forno regular.
Um cafezinho, um chá ou um chocolate quente (no inverno) e... bom apetite!