O especialista.
Mas é claro que eles existem, eu sei e conheço o assunto muito bem por sinal. Tem anjos espalhados por todos os lugares, é só observar bem que você acha. Tem nas estantes de livros, nos quadros, nas igrejas e até nos telhados enfeitando fachadas, é só procurar. São feitos de todas as formas e materiais, tem de louça, de madeira, de metal. Pintados ou esculpidos e em todas as atitudes. Uns ficam apenas sorrindo inocentes com liras nas mãos, outros são mais sérios e vivem por aí apontando setas para algum coração desavisado. Tem até alguns que não fazem nada e ficam por aí apenas atazanando os pobres mortais. Seja de que jeito ou matéria, o fato é que eles existem mesmo, sei do que estou falando, afinal eu entendo muito disso.
Vou te contar uma coisa: Eu mesmo conheço um de verdade, mas este é único, perfeito e especial porque foi capaz de pegar a forma de uma bonita e inteligente mulher. Ficou uma do tipo pequena, discreta e de beleza escondida, que não ostenta nada, mas é toda perfeitinha. Mas disso eu também entendo e percebi logo que era bom demais para ser verdade. Pois bem: O anjo era tão esperto que nem a própria gostosinha sabia, achava mesmo que era uma mulher comum e normal. É para você ver como essas criaturinhas são, mas a mim não enganam nunca, sou esperto e conheço muito das suas manhas. Começam logo fazendo a gente ficar pasmo, admirado com as suas qualidades, depois nos irritam de tal maneira que achamos que os odiamos e em seguida ZAP, com uma flechada certeira somos abatidos. Aí eles brincam como o gato faz com o rato antes de comê-lo e pronto, fica-se que nem zumbi, sem vontade própria. O sujeito muda completamente, começa a achar que é poeta e tome versinho bobo e malfeito, tome poesia tola e o anjinho malvado fingindo gostar, fica só sacaneando por pura ruindade. Eu acho até que esse aí de quem eu estou falando, tem algum parentesco com o Saci e os outros verdinhos que moram no mato e também adoram sacanear.
Outra brincadeira desse serzinho danado é entrar na cabeça do infeliz quando ele está dormindo e provocar uns sonhos muito esquisitos e começar a falar. Mas antes o diabinho acorda a patroa para ela escutar tudo, aí é o fim meu amigo, está tudo perdido. É o que eu sempre digo, “viver é perigoso”, principalmente se o camarada se apaixonar por um anjo desses.
Mas sempre tem jeito, com o tempo o anjinho enjoa e vai embora perturbar outro. O coitado sofre muito, mas com o tempo fica vacinado e no lugar da flechada cria um casca dura como uma couraça, ficando assim imunizado. Mas isso é só com o tempo, pois não existe outro remédio ou tratamento.
Felizmente eu estou livre disso, além de vacinado, não me deixo enganar, afinal eu entendo muito desse assunto de anjos, mas apenas por precaução agora eu durmo na sala.
J.Valjan.