EFEMÉRIDES - ( COMO SE ESTABELECE O DIA DE CARNAVAL,PÁSCOA E CORPUS CHRISTI NO NOSSO CALENDÁRIO)

Certa vez uma senhora perguntou-me o seguinte: Como é que é determinada a quaresma no nosso calendário? É a partir do dia do carnaval, respondi. Você pega a partir da quarta feira de cinzas, conta quarenta dias até o domingo de Ramos, mas o período é estendido até o domingo de páscoa, pois, a Quaresma ( do latim quadragesima ) período de penitência para os católicos que vai da quarta feira de cinzas até o domingo de páscoa.

-E como é que se chega a determinar a data do carnaval? Perguntou-me novamente aquela senhora. Sem saber como dar a resposta certa é que me dei conta de que eu precisaria fazer uma pesquisa mais profunda e foi o que de fato fiz.

Para início de conversa vamos dar o significado de: equinócio e lua cheia.

Equinócio: Do latim,aequinoctium. Época do ano em que o sol, em seu movimento próprio aparente na eclíptica, corta o equador celeste, e que corresponde a igualdade de duração dos dias e das noites ( Há dois equinócios por ano: em 21 ou 22 de março marcando a entrada do outono inverno no hemisfério sul e a primavera e verão no hemisfério norte, e em 22 ou 23 de setembro marcando o início da primavera e verão no hemisfério sul e início do outono e inverno no hemisfério norte.(fonte Larousse)

Lua cheia : Fase em que a lua se encontra em oposição ao sol, de tal modo que sua parte iluminada é totalmente visível da terra. (plenilúnio)(Fonte Larousse)

Isto posto, agora podemos mencionar a maneira pela qual se estabelece a data do dia de carnaval, domingo de páscoa e corpus Christi.

O ponto de partida é tomado como base o dia 21 de março, entrada do equinócio e a entrada da lua cheia a partir desta ou seja: a partir do dia 21 de março, entrou a lua cheia o primeiro domingo após a entrada da lua é o domingo de páscoa, sendo que o domingo anterior passa a ser o domingo de Ramos. A partir do domingos de Ramos, é feita uma contagem regressiva de quarenta dias a qual chegará na quarta feira de cinzas, início da quaresma, sendo que a terça que antecede a quarta feira de cinzas, é considerada a terça de carnaval. Mas retornando para o domingo de páscoa, a partir da segunda feira subseqüente, é feita a contagem progressiva de sessenta dias onde chegaremos na quinta feira de corpus Christi.

Vale ressaltar que, se no dia 21 de março estiver em vigor a lua cheia que por ventura tenha entrado alguns dias antes, esta lua cheia não vale para determinar as efemérides em questão. É sempre a lua cheia que entrar a partir do dia 21 de março ou após. É por isso que as datas do carnaval, do domingo de páscoa e de corpus Christi, sofrem variações de meses e datas. O carnaval às vezes cai no início de fevereiro, em meados ou no início de março. Idem para corpus Christi que pode cair no final de maio, início de junho, em meados etc., porque é através da lua cheia que se estabelece as datas corretas e, como se sabe,o ciclo das fases da lua é de 28 dias aproximadamente, provocando assim as variações das datas de entrada de cada fase lunar.

A nossa páscoa tem o mesmo princípio básico da páscoa judaica no ponto de vista de datas. O que é diferente no nosso calendário é que a celebração é no primeiro semestre e a dos judeus é no segundo semestre tomando como base o equnócio de setembro. Os judeus comemoram a passagem, a saída do Egito e nós que fazemos parte do cristianismo, comemoramos a ressureição de Cristo a passagem da morte para a vida eterna.

Septuagésima 63 dias antes da Páscoa

Domingo de Carnaval 49 dias antes da Páscoa

Terça-feira de Carnaval 47 dias antes da Páscoa

Domigo de Ramos ou Domingo da Paixão 7 dias antes da Páscoa Sexta-feira Santa 2 dias antes da Páscoa

Domingo do Espírito Santo 49 dias depois da Páscoa

Santíssima Trindade 56 dias depois da Páscoa

Corpus Christi 60 dias depois da Páscoa(fonte novo milênio)

É o que há

DEÍFICO (colaborador do Blog Lírio Urbano)