UM LUGAR ESPECIAL

Na belíssima padaria de um amigo, tomava um delicioso cafezinho.

Ele, o seu sócio e sua equipe, além de nos servir com produtos de panificação e confeitaria que para mim são os melhores que conheço, ainda nos felicita com um atendimento maravilhoso, com atenção de forma positiva e bem humorada.

Quando me é dado a oportunidade de ouvi-lo, aguço minha atenção, pois sempre recebe ensinamentos valiosos sobre todos os assuntos.

Sua visão superior do mundo comercial e da vida em geral. Tem me ajudado muito no meu dia a dia.

Naquela manhã falávamos sobre lugares especiais.

Ele alegremente falou duma lanchonete que através de dezenas de anos se encontra com amigos, para tomar umas cervejas e jogar conversa fora.

O local se tornou um ótimo ponto de encontro dos amigos, desde os tempos da adolescência, é uma forma feliz de manterem o contato através dos anos.

Quando falamos sobre as lições que a vida nos dá.

Edélcio ficou emocionado e relatou um fato que vivenciou naquele local.

Contou-nos:

_ Já faz muitos anos, numa noite em que nos divertíamos na lanchonete, tomando cervejas e contando piadas.

Um homem forte de cor negra parou na porta e colocou os pés no degrau, seu estado era lastimável carregava um saco feio e sujo e pediu um lanche.

Meu irmão num tom brincalhão fala: _ Vai roubar “Negão”.

Tomei as dores do mendigo e disse: _ Para com isso mano!

Mas não teve jeito meu irmão continuou com a brincadeira dizendo: _ Um Negão forte como este tem mais é que roubar e não ficar mendigando.

O homem sentiu no seu coração um calor humano que fazia muito tempo não sentia, ficou feliz com a atenção. e não foi embora.

Servimos-lhe alguns lanches, depois de lanchar percebendo que o termo Negão era uma forma até carinhosa de tratá-lo. Pediu uma folha de papel e caneta, meio inseguro e com certa dificuldade no falar demonstrando estar emocionado disse:

_ Me digam uma frase qualquer. -

Após ouvir a frase, a escreveu em inglês, alemão, italiano e espanhol.

Um dos nossos amigos que conhece bem a língua inglesa, leu e afirmou:

_O inglês está correto acho que o espanhol também o italiano e alemão não sei dizer porque não conheço estes idiomas. -

Diante da nossa curiosidade e sentindo que estava diante de pessoas que queriam ajudá-lo contou sua historia.

_ Me formei em engenharia e trabalhava numa firma alemã, viajava muito cuidando da parte técnica desta empresa.

Retornei de uma das minhas viagens de forma inesperada e flagrei minha mulher na cama com outro.

Fui fraco não resiste à dor, e matei os dois a pancadas.

Fui preso julgado e condenado, perdi a conta dos anos que fiquei na prisão.

Quando saí, não encontrei parente ou amigos, e acabei nesta situação. -

Um dos amigos do grupo de forma humorada quebrou a tristeza que ficou no ar dizendo:

_ Quero ver se você sabe mesmo consertar maquinas de lavar... Tenho uma máquina quebrada você vem consertá-la? –

Ele consentiu meneando a cabeça.

Então em plena madrugada o levamos numa pick-up até um posto de gasolina de um dos amigos, não havia como levá-lo dentro de um carro por causa do mau cheiro.

Demos-lhe um banho. E conseguimos algumas roupas.

Fizemos de forma brincalhona o deixando bem à vontade. Uma verdadeira farra.

Depois de limpo e vestido ele pediu um alicate e chave de fenda, desmontou a maquina e apontou onde estavam os defeitos dizendo:

_ É só trocar esta e aquela peça a maquina ficará boa. -

O amigo do posto de gasolina o contratou para trabalhar de guarda noturno e lhe deu um quartinho para dormir.

Passado uns dois meses ele nos enviou um bilhete dizendo:

_ Meus amigos, a frase “Vai roubar Negão” me despertou, o lanche me deu expectativa de vida, e o emprego me deu dignidade,

Não tenho coragem de dizer adeus a vocês, vou em busca de um sonho... Até breve. –

O meu amigo um pouco emocionado pelas lembranças parou de falar..

Mas vendo o nosso interesse em saber o que aconteceu com o engenheiro que se tornou mendigo.

Terminou o relato:

_ Nunca mais tivemos noticias do “Negão”.

Acredito que se passaram mais de dois anos, Numa noite em que nos reunimos no nosso tradicional encontro, um carro com emblema de firma de maquina de lavar parou na porta da lanchonete. Desceu um Senhor bem alinhado e sem dizer palavra pagou uma porção de salgados uma caixa de cerveja, pediu para servir na nossa mesa e foi embora.

Um dos amigos que estava para se casar recebeu na sua casa uma maquina de lavar da Brastemp de presente, foram seis maquinas de lavar que entregaram nas casas.

Estávamos todos curiosos para saber a origem dos presentes

Não lembrávamos mais do antigo engenheiro.

Então numa sexta feira no nosso tradicional encontro, um Senhor de ótima aparência, vem até a nossa mesa e cumprimenta um por um, e se apresenta.

_ Devo muito a vocês... Sou aquele mendigo que numa madrugada vocês auxiliaram..

Quando me afastei não tive coragem de dizer adeus. -

Olhou para o meu irmão e disse: _ A tua frase “Vai roubar negão” foi a melhor coisa que ouvi. Porque me despertou. Mostrou a minha fraqueza diante da vida. -

Olhando para mim e o amigo que lhe deu emprego explicou::

_ O lanche me deu expectativa de vida e o emprego dignidade.

Consegui trabalho de técnico e agora por falar fluentemente o alemão sou convidado a ir trabalhar na Alemanha

Enviei maquinas de lavar de presente para vocês como uma forma de agradece-los.

Viajo amanhã. -

Aquilo nos emocionou bastante e fizemos uma tremenda farra na despedida do amigo.

Meu amigo ainda um pouco emocionado nos dá uma verdadeira lição de vida ao dizer;

_É fácil apontar defeitos, criticar e julgar, o duro é ser a pessoa...

Na verdade não sabemos os motivos que levaram a pessoa a chegar naquele estado... -

O cliente que também ouvia a conversa se despediu e foi embora.

Despedi-me, ao sair da padaria olhei para o céu e agradeci a Deus Pai a felicidade de freqüentar este local especial.

Vejo o meu amigo panificador como um símbolo que todos os comerciantes deveriam ser...

O seu sucesso não vem apenas da sua grande capacidade administrativa.

É bem sucedido porque coloca amor no que faz, e este sucesso não o fez perder ao longo da vida as qualidades que estão na alma dos grandes seres humanos..

Fraternidade, bondade e compaixão.