Aos jovens

Quando somos jovens, temos coragem. A saúde em geral é grande e as possibilidades são muitas. Desconhecemos o futuro, ele pode terminar no momento seguinte, mas pelo contar do tempo que vemos correr na vida alheia, vislumbramos grandes probabilidades e acreditamos que jamais cometeremos os meus erros que nossos pais.

A vida é uma caixinha de surpresas. Lembro de um grande homem que jamais teve filhos, mas a vida lhe deu um grupo de jovens para viver aos seus cuidados e, ele sempre dizia. Nunca quis ter filhos e olha o que a vida me aprontou. Por este motivo e principalmente por ele jamais deveríamos dizer que desta água nunca beberemos, isso é verdade.

Todos nós erramos e, todos nós precisamos do perdão. Aquele que nutre orgulho dentro de si, com certeza vai ter que se humilhar mais cedo ou mais tarde, reconhecendo os seus próprios erros e vendo o quanto estava errado em suas divagações e princípios. Por isso, meu jovem, pense bem no que está fazendo, para que a vida lhe seja suave.

O jovem tem a vantagem de ter diante de si os mais idosos, que sempre podem lhe oferecer as suas experiências. Aquele que vive a vida tem que viver a partir do seu próprio esforço, de outra forma se torna mole e sem grandes princípios e assim devemos vivenciar as nossas experiências. Mas o amor e a misericórdia são sempre bons princípios.