AS PARADOXAIS MODALIDADES RELACIONAIS DO SÉCULO XXI
O século XXI pode ser caracterizado por ter sido o prriódo da história da humanidade onde mais se observou uma verdadeira invasão de apetrechos tecnológicos de uso coletivo, social e individual, o advento da internet se reveste de singular importância para o atual histórico em que vivemos atualmente. Parece lugar comum discorrer sobre uma ferramenta de multi-uso numa dimensão sócio-cultural-histórico globalizante ---, como querem alguns ---, uma vez que a sua utilidade ganha ares de banalização entre todas as classes sociais. Um dos objetivos-fins da internet, reside na possibilidade de aproximar pessoas e as mais variadas formas de interesses: sociais, econômicos, fianceiros, segurança, de saúde, de educação, de natureza variada, estrapolando domínios nacionais e internacionais.
Uma das vitrines da internet, diz respeito às modalidades de relacionamento interpessoal, este expediente é responsável dentre outras, por inaugurar novas posturas de encolvimentos humanos, falo das mudanças de comportamento de homens e mulheres, digo das novas expctativas e das mais variadas fontes de sensações que ela prporciona aos seus usuários e admiradores. O impacto mental por que passa a mente humana do usuário frente à capacidade imagética fortimente diseminada pela net, é qualquer coisa de impensável anteriormente, falo das infinitas icitações mentais promovida por esa ferramenta, me refiro à capacidade que a internet tem de despertar, desenvolver, cultuar e concretizar os chamados encontro, amores e casamentos virtuais; desconfio que a o nossa sociedade de consumo conseguiu mais uma proeza: transformar o AMOR e as suas mais variadas formas de sentimentos humanos em mais um produto, mais um produto de fácil valor vendável e consumível.
O paradoxo relacional humano na contemporaneidade, se estabelece quando da constatação factível de que esse meio tecnológico é posuidor da estranha e questionável " capacidade " de operar modanças significativas no comportamento físicos e mentais de homens e mulheres, posturas e atitudes antes não registradas na história da humanidade. As consequencias a longo e médio prazo dessas " mudanças " de preferências posturais, constituem temas de estudos futuros.
A advertência cabível para a prsente abordagem, reside no seguinte questionamento: Que mecanismos ou de que natureza estruturante é constituida a mente humana ? Quais os limites fronteiristicos capazes de estabelecer prevenção contra as armadilhas tecnológicas ?