Do Cacareco ao Tiririca

Nós somos o povo, o povo somos nós. Temos que ter isso sempre em nossa mente. O Brasil é o povo brasileiro, portanto nós somos o Brasil. Quando alguém diz que o Brasil não é um país sério, está dizendo que “nós não somos sérios” e, é exatamente esse o “x” da questão. Essa é uma verdade que dói e dói por que é verdade.

Nós agimos com irresponsabilidade e futilidade. Quando em 1959 o rinoceronte “Cacareco” foi eleito pelo povo, foi um movimento de revolta “consciente” de um povo insatisfeito com os candidatos apresentados para o pleito. É triste, que se brinque com algo tão sério, como é sério o voto, em seu poder e em sua força.

Nos dias de hoje, nem mais precisamos do “Cacareco”, nós temos o “Tiririca”. Com todo respeito ao ser humano que existe por trás desta caricatura, afinal ele não tem culpa disso por que não tem conhecimento do que fez, nem tem cultura para aquilatar no tamanho e na profundidade do seu ato em toda a sua extensão.

Mas somos nós, os brasileiros os responsáveis por isso. É a desmoralização completa e irrestrita do congresso. Talvez poucas pessoas tenham de fato percebido o que há por trás de tudo isso. Desmoralizando o congresso, só precisamos de um voto popular para dissolvê-lo e isso aqui virará uma nova ditadura, da nova direita.