O OPERARIADO NO BRASIL: AS INFLUÊNCIAS DO ANARQUISMO E DO SOCIALISMO
Por: David Kooperfield
Em 1902 foi fundado o PSB (Partido Socialista Brasileiro), que acreditava na luta de classes como o grande motor da história. Em sua atuação deu prioridade a luta econômica e a ascensão social, mesmo assim nunca foi tão influente quanto as doutrinas anarquistas e anarco-sindicalistas trazidas pelos imigrantes italianos.
Foi o anarquismo a mais intensa corrente a direcionar o movimento operário no Brasil República. Os anarco-sindicalistas sob a inspiração de Mikhail Bakunin acreditavam ser o sindicato a organização social das massas, instrumentos de ação libertária e de guerra, sendo a greve geral a arma de protesto e de luta do operariado.
Os anarquistas eram contrários a toda e qualquer forma de organização rígida como os partidos políticos. Sugeriram mudanças na estrutura da sociedade e a substituição do estado burguês por um modelo de cooperação entre os indivíduos.
A atuação dos anarquistas foi bastante intensa. Oragnizaram geves, criaram ligas de resistências, sindicatos, criaram periódicos para difusão e propaganda das idéias revolucionáiras como:
A lanterna (1873); La Bataglia (1904-1912); La barricata (1904-1919); o socialismo (1900-1915)