MANIPULANDO MARIONETES
Estou no Orkut desde seu lançamento em 2004. Já possui comunidades com milhares de membros e depois exclui. Criei e apaguei vários perfis. Há momentos em que o Orkut é nojento, isto para quem tem vida, ou seja: trabalho, lar, família, negócios e interesses deveras relevantes! Por outro lado, milhões de pessoas, na grande maioria, pré-adolescentes e jovens, os chamados teens, saudáveis, de boa família, classes B, C e D, ocupam o eixo central da esfera virtual dos sites de relacionamento. Sob uma visão multilateral e inconsciente, buscam cada vez mais, espaço entre si, transformando essa incansável e insignificante “busca” em uma concorrência tola, mesquinha e abastarda de hipocrisia. Haja vista o é, uma válvula de escape esse tal de Orkut, um meio de obter popularidade e estar no centro das atenções. Muito embora seja também, e para alguns, principalmente, uma ferramenta eficaz de publicidade bem pouco usada pela grande maioria.
O mundo caminha para a destruição da memória e da consciência humana que serão devoradas por tolos fanáticos, que nessa busca enxergam somente a beleza veementemente padronizada pela sociedade e pela mídia, o sexo e a encontros amorosos casuais e animalescos. A convivência solitária cada vez mais evidente no mundo virtual que vai extinguir no futuro a Instituição Familiar. (E isto já acontece precocemente nos dias de hoje, como exemplo eu cito o turismo para solteiros, “Turism Single” como é chamado, em que uma determinada pessoa faz suas viagens e excursões, sozinha.)
A mediocridade absurda e imponente dos “programóides”. O incremento dos comerciais formadores de opinião como o da cerveja Brahma, por exemplo, forçando uma ideia falsa de que “se você é um cidadão brasileiro e faz uso de bebida alcoólica será um vencedor” no futuro, como os próprios atores emitentes daquela mensagem o são, que numa visão real é autodestrutiva e nunca construtiva. Só não percebe isto, estes e aqueles, infelizmente.
Ainda hoje mesmo eu ouvi o João convidando um amigo para irem a uma festa “beberem todas”. Certo de que teria todas as vantagens e diversão garantidas para a festa (este citado aqui, o João), pronunciou com ênfase a frase: “Eu sou brahmeiro!”. Mal sabe o infeliz que fora arrebatado pela mídia burlesca e maldosa.
Indo um pouco mais além é preciso citar as situações novelescas vistas na TV que de fato entram na vida das pessoas e causam debates na sociedade e na mídia em geral. Muitas dessas pessoas revivem tais situações em sua própria vida fora da tela da TV, mas não percebem que estão sendo na verdade manipuladas como marionetes, cometendo um suicídio contra a sua própria personalidade, contra a sua própria consciência e contra o seu próprio estado de Ser e Existência. Não enxergam o que há por trás ou não fazem questão de enxergar. Realmente é impressionante o que algo tão simples pode fazer na vida das pessoas.
Voltando ao primeiro parágrafo, eu não disse que o Orkut é “descartável”, ou, imprestável. Eu mesmo o utilizo para divulgar o meu trabalho, mas se você der uma vasculhada por ai pelas comunidades, vai entender porque eu usei a expressão, "nojento".
Faça um teste e entre na comunidade do CFC (Corinthians Futebol Clube) ou na comunidade do FLAMENGO! Veja os debates e como eles são feitos. Note como é!
Dê uma volta por outro lado e procure a comunidade "Yes, eu tenho amigos loucos". Veja o que se aprende e se ensina por lá (se é que podemos afirmar isso). Você vai descobrir o porquê do jovem ter sido mencionado. Sim, são eles na maioria e na maioria das comunidades!
Já disseram que “a sociedade vive em ciclos”...
- Sim, ela vive!
Para mim este ciclo terá um fim muito em breve. Temo pelo mundo daqui a 40 ou 50 anos. Temo por uma guerra ainda mais avassaladora do que qualquer outra já vista e ainda mais fatal do que qualquer tipo de pandemia que a humanidade conheceu. Está guerra chama-se "tecnologia", ou: Progresso.
- Imagina o que o Bin Laden faria com os EUA se ele tivesse disponível toda tecnologia que o Japão, a China e o próprio EUA possuem?
É isto que eu vejo: o fim trágico da humanidade que perderá seu brilho na essência e passará a conviver mais friamente entre si, de forma robótica e programável. Pode parecer um pensamento insano ou utópico, mas os caminhos que foram abertos e os que ainda se abrirão certamente nos levarão a este fecho final.
- É correto citar que tudo acaba e nada é eterno? Pois bem, de fato a humanidade assim o será, caminhando para a extinção.