Eram os deuses botânicos

Graças ao meu melhor livro de crônicas comprei um automóvel, uma casa com piscina e uma bicicleta sem pneu. Tomei alguns chopes. Conversei com mulheres no ponto da meiguice nas altas da madrugada. Fiz alegres orgias nas bodegas cheias.

Dormia quando acordava o dia e quando recomeçava era para sonhar novamente. Foi neste estado deslumbrante em que tudo é belo onde parei e disse: enriquecerei com literatura. Enriqueceremos através do pensamento positivista Seu Durão. (Nome bom de caboclo pachola).

Refazendo os caminhos agora atenderam a ligação do Editor. Veio com essa de afinal quem eram os deuses… A frase caiu no meio da ligação. Sem querer consolidava a temática ainda latente nos fundos da minha irreproduzível imaginação. Mentalmente um bom cronista é antes locutor e nós o louvamos graças às palavras e reinações de Nairinha.

Esse camarada calado diante das coisas que rolam sobre o mundo neste aranzel que eu tinha louvado valia todo o meu esforço. Então se São Paulo detivesse um pouco a poluída caminhada eu amanheceria caminhando no Viaduto do Chá. Se os Deuses tivessem ido embora quando ela chegou, decerto os salmos não seriam os mesmos.

Aposto e contando agora, após longa jornada de sucesso literário, o tema é antigo, e o passado fascina a mais ínfima curiosidade. Depois onde eu estava quando escrevi Eram os deuses botânicos? Olhando pela janela o cabelo lucilante da encantadora Indiana Monroe jardinando amoras, confundindo-se na sombra musguenta com a mais clássica das samambaias; esse era o ponto onde confundimos todas as coisas. Tudo começava a ter gosto de mistério insondável. Agora o livro fora identificado pelo Autor. Vertido para todos os idiomas bem humorados existentes no planeta civilizado.

Tércio Ricardo Kneip
Enviado por Tércio Ricardo Kneip em 26/02/2011
Reeditado em 22/06/2020
Código do texto: T2816021
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.