Ter amigos melhora o astral
Ultimamente tenho lido muita coisa sobre a amizade. Hoje escutei um debate numa rádio AM, que gosto muito de ouvir. Também fui à casa do meu filho mais novo e lá me chamou a atenção uma revista a Superinteressante, onde também falava de amizade. Nesta reportagem sobre um estudo científico que citava um hormônio que acionamos quando fazemos amizade. E uma coisa também bem interessante é que até as amizades virtuais, serve para ativá-lo.
Mas pensando bem amizade virtual é uma forma de aumentar nosso número de amigos. A pesquisa ainda numerava e afirmava que ter menos de quinze amigos não é bom. E seguia definindo que nossa felicidade depende do número de amigos. Eu parei para refletir e de certa forma não concordei. Partindo do princípio de que sempre soube que amigos de verdade têm poucos. Como se diz colega são muitos, mas uma amizade verdadeira onde o outro sente nossas dificuldades e está sempre ali disposto a ajudar a ser solidário na dificuldade. E sabemos que são pouquíssimos.
Muitas vezes não conseguimos a amizade verdadeira nem da própria família. Nossa geração, digo nossa pois a grande maioria do recanto são pessoas já experientes e vividas, sem de nenhuma forma considerar os jovens que nos brindam com seus textos, tem uma forma de construir e de sentir nostalgias por algum amigo de infância. Mas a geração atual não imagina como são suas amizades e se são duradouras.
Dessa forma na minha concepção posso até afirmar que tenho alguns amigos de verdade e que me faz muito bem sua companhia, porém ainda não são aquele onde posso dividir minhas amarguras ou problemas, até já tentei mais não encontrei apoio, e sim a solicitação do meu ouvido para ouvir lamúrias. Então não acredito que ter amigos melhora o astral.