O APAGÃO DA MÃO DE OBRA ESPECIALIZADA
Não é humor não...
Não sei se é falsa impressão mas hoje em dia contratar algum serviço que demande conhecimentos da dita mão de obra especializada é quase uma saga.
Aqui por São Paulo é inegável o bum da construção civil, porém, quando precisamos de alguém para reparos ou reformas estruturais relacionados ao tal campo da engenharia civil, bem como de todas as outras diversas mãos- de- obras a ela relacionadas, corremos um sério risco de pagar e não levar.
Recentemente procurei uma empresa renomada no campo de marcenaria, aliás, espalhada pelo território nacional, e entre fechar um simples painel para um televisor e tê-lo, enfim, colocado na parede foram seis meses de luta, depois de tudo pago.
Foram cinco tentativas dos colocadores para colocarem o painel em funcionamento. Sempre faltava algo para se resolver depois.
Não sabiam mexer em elétrica e a empresa não se responsabiliza pelos fios. Eu queria escondê-los e esse era o objetivo do meu painel.
Quando entrei no SAC do consumidor entendi que tinha caído numa cilada: tudo que havia ocorrido comigo, detalhe por detalhe, estava lá registrado na WEB, também ocorrido com consumidores de todo o país.
Eu nunca imaginaria que uma empresa daquela tivesse tantos problemas com a montagem das peças e percebia-se nitidamente que os profissionais nada entendiam de marcenaria...na verdade entendiam nada de nada.
Paralelamente ao fato, meu vizinho resolveu trocar exatamente a porta da entrada da sua sala por uma porta artística que destoava do Hall social.
Obviamente que o Sindico do edifício , por se tratar segundo ele duma mudança de fachada, ainda que interna, convocou uma reunião para que os condôminos fossem avisados da reforma e sobrou para eu decidir se me oporia aela, já que a porta dele dava de frente com a minha.
Era o sonho do vizinho colocar uma porta "GLOBAL" ,segundo ele, uma linha da tal "arquitetura minimalista". Seria eu a desmancha prazeres? Claro que não, então concordei. Até me animei.
Falou tanto da porta, que quase topei trocar até a minha também ,afinal, uma daquelas portas chiques "de novela", dizia ele, que articulam diferente e fazem um painel na parede interna do ambiente, sem que se note a presença dela. "se ficar legal copio a ideia", pensei.
Deus! Não acreditei no que fizeram na parede dele em frente a minha: abriram um buraco maior que a porta, emendaram a tal da madeira "freijó" para tampá-lo, num tom apagado, não fizeram nenhuma vedação, não há batente na porta , nem fechadura, e agora, além da vedação acústica não existir, não existe sequer a vedação do vizinho!
Agora tenho um vizinho chique, ludibriado e encabulado...
Desesperado ele tenta há quatro meses alguém que resolva o problema da porta tão minimalista...que nem parece que existe, mas que lhe custou o olho da cara.
Até eu estou tentando encontrar um herói para resolver o problema dele que agora, claro, também é meu.
E para terminar, na mesma época, o sindico resolveu lavar a fachada do prédio, rejuntar as pastilhas deslocadas pelas infiltrações resultantes das chuvas e vedar as juntas de dilatação.
Um ano para pagar e começar a obra, mais um para terminar e resultado: entregue a obra, a fachada está mais suja que antes só que agora escurecida pelo material errado que foi usado e que danificou todas as pastilhas do edifício. O que tinha brilho agora é algo pra lá de opaco. É de chorar...
Grudaram um silicone escuro nas juntas e agora o edifício parece uma obra de LEGO, lembram daquele brinquedo de pecinhas para montagem? Qualquer criança teria feito melhor.
Todas a juntas de dilatação bem vísiveis e grudentas!
A empresa terceiriza profissionais que não sabem nem pegar num pincel! E ninguém se responsabiliza pelo ocorrido. Agora, só nos resta o Procon.
O que que há,hein?
Fica aqui uma advertência: Pessoal, estamos numa crise terrível de mão de obra em tudo!
Antes de contratarem algum serviço, por mais simples que seja ele, pelo amor de Deus, procurem informações pormenorizadas sobre a qualidade do serviço prestado pelos que se qualificam como EMPRESAS, procurem alguém que já foi cliente, porque a picaretagem tecnológica anda solta por aí...a iludir e lesar as pessoas de boa fé.