InsPiração
Às vezes eu simplesmente sinto como se eu estivesse ultrapassada e fora de lugar.
Vou prestando atenção nas tantas mudanças que acontecem a todo instante...algumas muito boas, mas outras difíceis de encarar.
Não mudam só as coisas, mudam as pessoas, os comportamentos...mudam sentimentos e sentidos, valores e padrões com os quais cresci e me tornei o que sou hoje...
É deste tipo de mudança que estou falando...onde o que muda, muda e altera o curso dos caminhos, o caráter das pessoas, as noções de certo e errado!
A impressão que tenho muitas vezes, é que tal e qual objetos que vão se modernizando...os valores estão se degenerando...
Podemos substituir um carro por outro melhor, um aparelho eletrônico por outro mais avançado...e podemos fazer isto muitas vezes ao longo de um ano, tamanha a velocidade com que tudo está ficando obsoleto. Mas não podemos e nem devemos substituir valores de moral, ética e os sentimentos mais nobres que norteiam ou deveriam nortear a vida de todos nós.
O que me incomoda é ver pessoas trocando valores e sentimentos com a mesma euforia e facilidade com que trocam “coisas”.
Quando eu era criança fui ensinada a valorizar cada objeto (brinquedo, roupa, etc) que ganhava. Meus pais sempre me explicaram que nada chegava às nossas mãos facilmente, era preciso conquistar, fazer jus, ter merecimento, saber valorizar o que se estava recebendo.
Meus pais me ensinaram ainda, que tudo nesta vida precisa ser bem cuidado, os livros, cadernos, brinquedos...mas principalmente os sentimentos, os ensinamentos e os valores morais.
E hoje ao ver como tudo se descarta com tanta facilidade, inclusive pessoas...não tem como não refletir à respeito.
O mundo mudou, melhorou, evoluiu...e muitas coisas boas vieram com isto, mas....muita coisa ruim também.
A falta de confiança, o medo de ser usado, ...tudo isto faz com que as pessoas passem a guardar para si o que têm de melhor, se escondam para se proteger...afinal em uma sociedade onde tudo fica obsoleto rapidamente...e é descartado com tamanha facilidade, as pessoas passam a temer o mesmo fim...