Devemos valorizar as empresas Juniores.



 
Apesar de não haver uma propaganda maior sobre as empresas Juniores elas são, a meu ver, de uma importância enorme, podendo inclusive alavancar uma nova geração de profissionais tanto na área de gestão, quanto nas áreas técnicas, de operação, de serviços e de produção. Do assim chamado chão de fábrica até o maior nível gerencial, todos os profissionais têm a crescer com uma empresa Júnior.  
 
Uma empresa Júnior, é uma empresa sem fins lucrativos, mantida sua operação e gestão unicamente por alunos de graduação.
 
Ela é assim importante por permitir ao quadro discente acumular conhecimentos, experiências e responsabilidades técnico/operacional sobre toda a operação e gestão de uma empresa.
 
É importante também, posto que por ser uma empresa sem fins lucrativos, possui um custo final de menos de um terço do custo normal, para o mesmo produto ou serviço, que em uma empresa comercial estabelecida, desta forma possui forte apelo social, permitindo a inclusão de uma parcela da sociedade que normalmente ficaria a parte de  usufruir destes serviços e produtos.
 
Uma empresa Júnior atua em diversos ramos. Várias universidades possuem suas empresas Juniores. Em especial as universidades públicas do Rio de Janeiro possuem as suas, e estão entre as melhores do ranking nacional. Existe toda uma estrutura e certificação que garante a transparência e a qualidade destas empresas Juniores.  
 
Como exemplo, na UERJ existe a HIDROS que está entre as 20 melhores empresas Juniores de todo o país, e tem um leque de serviços que vai desde projetos de arquitetura e engenharia básicos para construções de casas, ou mesmo de comércio, envolvendo todo o rol de civil, elétrica e hidráulica. Possui também serviço de regularização de posse de terrenos e prédios, e inclui entre outros, projetos de análise de mercado e prospecção de clientes e serviços para terceiros.
 
Existem comitês regionais e nacionais para dar garantia de que uma Júnior seja totalmente operada por alunos, e que estes não recebam proventos por estes serviços, o que permite maior qualidade, transparência e menor custo.
 
Enquanto operada por alunos, estes ainda não possuem registros de trabalho próprios que lhes permita assinar os projetos finais, principalmente os de construção, assim, professores renomados e alunos já formados supervisionam estes projetos e os assinam, dando todo o respaldo técnico necessário.
 
Para os alunos é uma oportunidade de conviver diretamente com o mercado dando oportunidade de terem contato com tecnologias e metodologias de ponta, podendo mostrar seus valores pessoais e de equipe, alem de sua criatividade tanto técnica quanto gerencial.
 
Para o mercado é uma forma de prover experiência que abrange desde gestão, marketing, finanças, projetos e técnicas, facilitando aos empresários a obtenção de uma mão de obra diferenciada e muito mais preparada.
 
Para a sociedade é uma forma de ter acesso a produtos e serviços que teriam custos que inviabilizariam sua contratação, alem da garantia de uma qualidade final perfeita.
 
Estas empresas, pelo menos as mais qualificadas, buscam sempre elevar o nível de sua qualidade total. Estão sempre envolvidas em processos de certificação de qualidade e de gestão.
 
Uma empresa Júnior é uma jóia rara que deveria ser mais divulgada posto que todos ganham: A universidade, os alunos, o mercado e a sociedade.
 
 
 
Para quem quiser acessar, a Hidros, Empresa Junior da UERJ pode ser acessada no link:
http://www.hidrosconsultoria.com.br/
 
Lembrem-se de que estas empresas existem para nos ajudar, e divulguem...
 
Operação Empresa Júnior - Eu Apoio!


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 22/02/2011
Código do texto: T2808385
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.