202 - TEM CADA UM!!!
Para o amigo Mauro Pelé
Se houvesse um cargo para animador de velório, assim como havia as carpideiras, que eram contratadas para chorar o morto ou a morta, com certeza ele seria contratado e sem nenhum risco de perder a vaga.
Ele chega de mansinho aos velórios e vai logo puxando a reza ou atua como coadjuvante aos muitos amigos lá da paróquia, Afinal ele faz parte da equipe da liturgia, do coral e da turma da construção da Igreja e da barraquinha do pastel que é vendido nos dias de festejos. Como ele é bom de serviço e também é de garfo e de cantoria, nos finais de semana tá sempre cantando em algum restaurante ou bar que tenha música ao vivo visto que ao morto ele não gosta de dedicar música nenhuma.
Nas quermesses quando indicado para ficar na barraquinha é convidado a ficar cantarolando. Certa vez perguntei se era para alegrar a festa? Disse-me o Zé das Mercês que era costume de infância: - Quando a mãe dele fazia doces e especialmente o pé-de-moleque havia uma determinação que ele preparasse o amendoim... Mas, tinha que ficar cantando ou assobiando para não comer todo o estoque de amendoim torrado. Será que é pelo mesmo motivo na venda dos pastéis?
Mas, voltando ao caso de animador de velório, assim terminada a reza ele fica ali batendo papo com amigos e sempre sai uma piada ou anedota.
Dia destes quase na hora de colocar a tampa do caixão ele disse alguma coisa para a senhora sua amiga ao seu lado, falando bem ao pé-do-ouvido: - Ah! Teve um velório que após, a encomendação, vários amigos do defunto resolveram falar sobre as muitas qualidades do finado... Cada um foi deitando falação e um dos presentes que passara a madrugada no velório e toda hora ia dar uma bicada no litro de pinga-da-roça.
Lá pelas dez horas, ou seja, quase na hora do enterro, já bem sambado, quero dizer, bem mamado, o bebum encarando o morto disse: - @*#$%+&=D (traduzindo: Que Deus te dê muitos anos de vida e saúde)
A dona deu uma gargalhada tão alta e estridente que o próprio defunto quase se levantou para ver o motivo de tanto riso! Com o fato os presentes olharam assustados para a pessoa.
O Mauro foi saiiiiindo de fininho deixando a amiga no maior fiasco! O certo é que perto deste amigo, nem defunto fica com cara de triste...
www.recantodasletras.com.br/autores/claudionor
vivaitabira.com.br/viva-colunas
http://www.lestemais.com.br/colunas
claudionor.pinheiro@zipmail.com.br
Jornal Fonte da Pedra
Jornal o Passarela
vivaitabira.com.br/viva-colunas
http://www.lestemais.com.br/colunas
claudionor.pinheiro@zipmail.com.br
Jornal Fonte da Pedra
Jornal o Passarela