VIVER O MOMENTO (MEDITAÇÕES I)

Tudo o que você tem é o momento presente, o agora. O resto é ilusão, seja passado ou futuro. Pra que ficar remoendo o que não mais existe, o que é apenas uma lembrança guardada na mente? Por que ficar se projetando mais à frente, se lhe escapa o que há de mais precioso que é o instante fugaz, o momento em que você está vivendo? Às vezes nos ilhamos entre o passado e o futuro e deixamo-nos ficar represados entre o que foi e o que poderá vir a ser. O que há de mais importante é o que você está fazendo agora. Isso você pode controlar. Preste atenção. Quais são, nesse exato momento, os seus pensamentos? Onde você está colocando a sua atenção? Que música está ouvindo? Que livro está lendo? Que texto está escrevendo? Que tipo de trabalho está fazendo? Que comidas está saboreando? Para quem está telefonando? Que tipo de assunto você está tratando? Que desejos lhe assaltam nesse exato momento? Por onde passeia a sua mente? Sente frio ou calor? Há algum perfume no ar? Onde você coloca a sua atenção, aí está você. A sua atenção te alimenta. Faça então sua escolha: em quê e onde colocar a sua atenção. Afine o foco da sua atenção. Observe-se. Tudo isso faz parte de uma aprendizagem: estar aqui. Estar presente. Estar com você no momento presente. E buscar viver em plenitude esse momento, com toda a sua capacidade de observação. Seja você. Viva o momento.

José de Castro
Enviado por José de Castro em 21/02/2011
Código do texto: T2806390
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.