NOSSA CABEÇA É PRECÁRIA?

Bem e mal andam juntos dentro de nossa precária cabeça!

Para o Universo, não existe tempo, espaço, bem, mal, vida, morte.

Ele está acima de tudo isto.

E agora, que fazemos? No dia 14 de fevereiro houve uma intensa e nunca vista atividade solar. Estamos pagando o pato, a santa terrinha esquentando!

Tem nada não. Um carmenère com carne e excelente papo - Pixuca vai! - acaba com qualquer zebra!

Foi uma idéia feliz, Celso. Note que todo mundo ficou alegre!

Eu vou numa boa, bebo e como comO um condenado. Sem sono, como da última vez. EMAIL RECEBIDO DE AMIGO.

-----------------------------------------------------------------

Minha cabeça meu amigo, não é precária....nunca foi, bem ao contrário. Nossas cabeças não são precárias, são eletivas.Eu acho que não andam juntos,bem e mal, na minha cabeça pelo menos não, o mal não admite dosagem. O mal é ser infiel com nossos propósitos, com qualquer pessoa, ausente de solidariedade, tudo presidido pela Lei Moral. Filosoficamente, são excludentes, é só se aproximar da filosofia mais incipiente e dos grandes filósofos, ler um pouquinho só deles. O pêndulo da vida, mal e bem, são mera escolha, ou você é bom ou não é, óbvio, solar, não há meio mal, meio bom, claro, não é como água, morna, nem fria nem quente.Isto é dissecação filosófica singela, "in claris cessat interpretatio". Mas o passar da pratica do bem para mal e vice-versa, pular de um lado para outro - arbítrio - é o que acontece. Quando vc pode fazer alguma coisa por alguém que vá ajudá-la e não faz, isto tem uma gradação como mal, é um mal maior ou menor, conforme o estado em que se encontram os fatos e as pessoas, no caso, e a obrigação de cada um, mas é mal. Se alguém faz um bem a que não está obrigado por razões de vida e de convívio, este é um grande feito nos valores de caráter, é como o não fazer estando obrigado, fato enormemente negativo.

O mal não anda junto com o bem. Livros sempre lançam ideias, como Shopenhauer com seu "super- homem", privilegiando-o em desfavor do homem comum, para ele o mal é sempre vencedor, acho que não deixa de ter uma certa razão, basta olhar a história, mas não posso ser "sufista", credo islâmico para o qual bem e mal convivem. Para mim, por todos os motivos, são excludentes, existe um ou outro, religiosa e filosoficamente, se assim não vemos estebelece-se uma grande confusão, aí sim, a cabeça é precária.......Abr. Celso

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 21/02/2011
Reeditado em 22/02/2011
Código do texto: T2805896
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.