VOCÊ NÃO SOUBE ME AMAR !

 

   Nas visitas que faço aos amigos recantistas, talentosos poetas e poetisas, tenho notado que uma boa parte deles, tanto os homens quanto as mulheres, se queixam de amores mal sucedidos.

     Não é difícil encontrar um ou mais versos diferentes que falem, com palavras próprias mas com o mesmo sentido , das dores do desengano, das desilusões e dos abandonos amorosos.

    Esse fato já vinha chamando a minha atenção e hoje a curiosidade ficou mais aguçada porque num desses acidentes que acontecem no nosso dia a dia, sintonizei uma dessas rádios FM que tocam músicas antigas e aí ouvi um grande sucesso da extinta banda Blitz com o título que encabeça mais esta minha modesta croniqueta.

     É bom lembrar que a música é de autoria de Evandro Mesquita , Guto , Barreto e Zeca Mendigo e marcou uma época, foi sucesso fácil nos quatro cantos do país e era ouvida numa mesma rádio várias vezes ao dia.

     O refrão “você não soube me amar” virou febre  e creio até que seus autores, embalados pelo estrondoso sucesso da música e da banda talvez não tenham percebido que ali estavam despertando a atenção para um fato rotineiro, corriqueiro e que, me parece ser um dos temas mais difundidos e descritos nas inúmeras páginas que visito aqui no meu amado Recanto .

     É como se em cada briguinha, cada separação, cada desilusão, cada abandono ficasse descrito nas linhas e entrelinhas o “Você não sou me amar !“.

     Entretanto , sem nenhuma intenção de questionar ou até de  querer bancar o sabe tudo , pergunto se nas situações magistralmente expostas nos versos soubemos ou tivemos condição de saber o que é amar , ao invés de recorrer ao clássico “você não soube !”.

     Será que foi só o parceiro ou a parceira que não soube de fato amar da forma que imaginávamos ou gostaríamos de ser amados ? Quem sabe, descambando para o lado do exagero, será que só eles não entenderam ou não sabiam o que é amor e como se deve amar ?

     Me perdoem o atrevimento , mas creio que muitas vezes somos nós mesmos quem mais contribuímos para o afastamento do amado ou da amada. Ou então, fomos nós mesmos que não soubemos evitar um curto circuito que motivasse a briga, o desengano ou o afastamento .

     Muitas vezes também somos nós mesmos que bancamos os egoístas, perdemos excelentes oportunidades de amar de verdade e quando o outro, por um motivo qualquer se afasta aí, derramamos algumas lágrimas e nos amparamos na velha desculpa de que o outro ou a outra é que não soube amar de verdade.

     Este é um tema polêmico e infinitamente delicado ! Já disse algumas vezes que não sou bom para falar sobre o amor , mas sei que amar é acima de tudo parceria, doação, entrega e explícita demonstração de confiança.

     Isso, pelo menos na minha ótica , não significa que quem ama tem que ser servil, tem que concordar com tudo e tem que ceder sempre. Não é bem assim .

     Vejo o amor como uma balança em que tudo se divide para que o equilíbrio esteja sempre presente. É aquela velha história, bem velha mesmo mas absolutamente atual : não faça ao outro o que não gostaria que ele fizesse com você .

    Evidente que cada situação é uma situação diferente, cada caso é um caso, cada um é cada um e tem sentimentos próprios e lógico, existem inúmeras exceções.

     Fica claro também que estou apenas opinando e as possibilidades de estar completamente equivocado são imensas. Entretanto, continuo acreditando que amar não é tão difícil assim. É até bem simples mas o ser humano tem umas coisas engraçadas.

     Gosta de complicar o que é simples, adora duvidar , desconfiar, ser egoísta, chorar muitas vezes atoa e sem nenhum sentido e tem uma grande dificuldade de enxergar que nem sempre está com a razão e nunca será o dono exclusivo da verdade.

     Aliás, enganos nesse sentido são frequentes e daí , de uma minúscula labareda é que se chega a um colossal incêndio.

     Estou aqui pensando se deveria ter tocado neste assunto. Principalmente porque neste momento volto a escutar o refrão ”você não soube me amar!”.

     Ah , sim ! Não sou especial e também como um ser humano dos mais comuns , garanto que em todos os conflitos amorosos pelos quais já passei, provavelmente na maioria deles fui eu quem não soube amar de verdade.....

 

                  **************




(.....imagens google.....)

WRAMOS
Enviado por WRAMOS em 20/02/2011
Reeditado em 03/04/2013
Código do texto: T2804545
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.