Mentes encrenqueiras

Há um tipo de mentalidade que se forja partindo sempre do conflito mental para a compreensão quando deveria ser o inverso. Vivem entre a dúvida e o luto. São minuciosas observadoras dos pontos fracos dos outros. Ativam-se frente a todas as certezas com o prazer da desconfiança. Lucram pelo desequilíbrio e aprendem a desequilibrar todos os bons momentos da vida em detrimento do seu único estado confortável.

A mentalidade encrenqueira vive se debatendo, mesmo quando aparenta uma fisionomia de águas calmas. A calmaria é aparente. Pouco a pouco uma situação fútil detona a bomba. Pronto! É preciso contrariar. São donos de uma máquina invisível para pressionar o próximo.

As palavras são armas, dardos envenenados que servem para ferir. Guardam boa memória para discordâncias passadas, logo realimentadas na menor oportunidade.

As falsas delicadezas das mentes encrenqueiras rapidamente se quebram como cristais jogados na parede da inconstante autoestima. Se estiverem rezando isto é apenas para se perdoarem. São pobres almas nascidas no seio do preconceito e as discriminações das futilidades aparentes soam como trombetas.

Hoje está na moda chamar de bipolar uma alma com dificuldade para forçar um equilíbrio em si mesmo.

A base de toda bipolaridade é a capacidade de transportar tudo para o terreno da complexidade.

Espécie de teia que se cospe para liquidar qualquer situação pacífica, incauta e bela. A contemporização é desconhecida, importa a sensação de marca deixada como queimadura.

Nas datas comemorativas as mentes encrenqueiras se valem da própria data para fixar no acontecimento algum relance desagradável. Qualquer verdadeira sutileza pode ser um pesadelo interpretativo.

Há uma propensão para reação constante de seu estado sem filtro de compreensão básica da vida cotidiana. Apoiam-se na irritabilidade do outro sempre como um adversário na qual se deve disputar um pouco de luz na guerra dos egos. Recusam médicos e tratamento poético. Escolhem o caminho mais curto para não haver compreensão. Fujo em alta velocidade das mentes encrenqueiras viciadas em problemas.

Tércio Ricardo Kneip
Enviado por Tércio Ricardo Kneip em 19/02/2011
Reeditado em 22/06/2020
Código do texto: T2802264
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.