Dez mandamentos?

Bastaria que fossem três bem sucedidos para melhorar fundamentalmente o mundo. Acima de dez é o grande erro da democracia. Primeiro: não matarás. Segundo: não roubarás. Terceiro: não infligirás a dor. Pronto. Fim da selvageria e início de uma grande civilização. Estou convencido de que pecamos por excesso na atualidade desde o começo dos mitos na primeira missa. Primeira cena verdadeiramente surrealista do nosso caldeamento.

Da água viemos e para água voltaremos. O problema do pó era bonito no deserto, mas mesmo lá o nosso corpo nasce na água e é recheado com líquido.Esa só não bebe quem não quer, o pó vem bem depois.

Ainda ontem levei meus dados para análise para poder lecionar e a moça da secretaria aproveitou para me dar boa-sorte. Na secretaria estava escrito: nossa missão de professor é ensinar a pensar. Errado: nossa missão é ensinar a refletir. Mas quem sou eu para dar opiniões na condição de desempregado na área da educação? Devia ter jogado futebol com mais seriedade, era um craque.Não conheci ninguém dissesse o contrário depois da bola ter passado.

Pode parecer chauvinismo. Devoção cega é coisa que fica melhor em mulher e criança. A devoção nas mulheres é quase sempre impingida com restrições que atentam contra a liberdade da evolução natural. Na verdade a evolução natural é sempre apagada e no lugar ficam as cegonhas que largam bebês atrás das portas. Há uma curiosa perda no colorido sensual. Partem apáticos para devoção a infertilização dos lindos movimentos do corpo. Resta o manifesto da dor num calado sado-masoquismo. A alegria é deformada brutalmente. Já as crianças aprendem a serem contidas reconhecendo que a liberdade termina onde começa a estupidez do outro. Deus é a melhor maneira de explicar a trovoada num trovão do medo, que afinal, não é nenhum pum de insignificância. É o primeiro aviso de poder aos pequenos navegantes de uma futura ordem social de cima para baixo. Mantida e desejada. Os grandões existem e podem morder, portanto revemdp a semama de 22, sem o Forte de Coapacana "aos inimigos a lei".

Ligo o pequeno rádio. Escuto um pastor pregando. Está pregando "ódio" aos povos que... Já estão pregando ódio? As revistas alertam: dinheiro existe e esta parcela religiosa está por comprar a preço de ouro horário nobre na televisão. Coisa de milhões. Todas as religiões são ricas. Quem se tornou o cofre do padre Cícero após a sua morte? Morte de homem podre de rico. Pois a a pobreza se alimenta... espiritualmente. Pobre é aquele que enriquece... os outros.

Seria melhor cada um possui de seu um templo dentro do próprio coração, além da cardiologia e do imposto predial. Caso seintisse falta de cumplicidade poética, tônus básico das religiões, nada melhor do que um sarau. Mas para quem gosta de purgar momentâneamente os pecados e depois continuar pecando o melhor é psicanalista. Eles mudam os rumos, embora menos acessíveis do que os pagés da atualidade.

*********************

Tércio Ricardo Kneip
Enviado por Tércio Ricardo Kneip em 19/02/2011
Reeditado em 20/02/2011
Código do texto: T2801332
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.