Meu estado civil, coisa simples, mas...

Outro dia perguntaram meu estado civil, coisa simples, mas que simplesmente gelei para responder. Naquele exato momento um monte de coisas vieram a minha cabeça - Quem sou eu afinal? - Até uns dois anos antes eu era casada, esposa, que estava fazendo 23 anos de união e me preparando para Bodas de Prata; de um dia para o outro, eis que não sabia o que era, pois é, meu companheiro, amigo e grande amor morreu. Neste momento nós esposas ficamos meio que deslocadas, pois, não podemos jamais cair em desespero, temos ali do nosso lado filhos, sogra e familiares que a partir daquele instante, vêem em nós o alicerce da família a rocha.

Voltando a pergunta de quem sou, eis que na verdade muitas vezes me sinto viúva e olha, esta palavra viúva tem um peso que dói. Algumas pessoas sentem dó, piedade pelo fato em si e digo a todos, este dois sentimentos na verdade, nós, as viúvas, não precisamos de ninguém. Outro fato interessante é que viramos o ponto de atração, quando chegamos a qualquer lugar, evento, reunião, temos sempre que contar como aconteceu o fato, que dia, que horas e temos que voltar ao dia trágico de nossas vidas, tem mais, tem gente que chora compulsivamente, gente, pelo amor de Deus né, dá um tempo, a viúva e os filhos precisam de animo, vida nova e não de chororo, dó e piedade não por favor.

Ultimamente evito estar e ir em alguns lugares, pois quando chego, meu marido ainda chega junto comigo, na realidade não ligo, mas gostaria que as pessoas lembrassem dele, brincando, sorrindo e dançando, meu marido era alto astral, sempre enxergando adiante e vendo em tudo uma chance maravilhosa de ser feliz. Outra coisa que nos deixa irritadas é quando vai passando algum tempo e todos amigos querem apresentar um Tio encalhado, um irmão solteirão, um amigo diferente mas legal pra caramba, afinal querem apresentar um alguém. Parece que somos mercadorias, carne nova no pedaço e que precisamos urgente de sexo, meu Deus são loucuras e mais loucuras, eu hoje gostaria de avisar algumas pessoas que nós viúvas não ficamos retardadas após a viuvez, que ainda pensamos, temos o direito a escolhas e fazer amor quando estivermos preparadas, não somos obrigadas a sair por ai, procurando loucamente parceiros para uma noite apenas, na verdade nós precisamos de paz e com calma encontrar aquela pessoa que vai balançar a roseira e fará ela novamente florir (risos), afinal ninguém é de ferro. Mas vamos voltar ao assunto principal, pois já prolonguei demais a conversa, desculpem, mas tenho certeza que todas amigas viúvas concordarão com os fatos descritos aqui e ainda vão agradecer o alerta (risos).

Voltemos ao estado civil, gente como é difícil responder esta

pergunta, na realidade o elo foi quebrado, o da visualização de nossos maridos, mas eles continuam vivos dentro de nós e nossos filhos, ter que falar viúva é duro, mas também ainda não achei nem uma colocação diferenciada para nosso estado civil. Eu em particular acho a palavra viúva, pesada, quando tenho que citar este estado civil, o ar fica pesado, mórbido. Bem ainda não me acostumei, talvez em algum momento aconteça o choque da conformidade perante ao estado civil, pois, ainda quero, quem sabe um dia, mudar o estado civil de novo (gargalhadas) afinal, quero ser novamente feliz.

Beijos a minhas queridas viúvas e aos amigos viúvos também, pois não sei se eles passam pelo mesmo problema. VAMOS A FELICIDADE, POIS MERECEMOS!

Rosa dos Anjos

Rosa dos Anjos
Enviado por Rosa dos Anjos em 18/02/2011
Reeditado em 26/08/2011
Código do texto: T2800716
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.