LIDERE PELO EXEMPLO

 
Li faz pouco tempo um livro que simplesmente diz que lidere pelo exemplo, e que isto abrange pais e filhos, patrões e empregados, e por aí vai. Se você faz por onde seu filho faça bonito, dê exemplo, mostre o que bem ele possa também fazer.
 
Por varias vezes eu vi meu pai dentre outros fazendo o que eu achava ser muito bacana, legal, bonito  e com aquilo ficava deslumbrado, fascinado com o que meu pai para todos apresentava. Ele cantava e eu achava meu pai o maior de todos os cantores, o gogó de ouro.
 
Digo mais, muitos pais até hoje gostam de fazer, sentem prazer, porque nada melhor do que se encontrar numa roda de bambas, num grupo de amigos, junto a belas mulheres tomando umas e outras, cantando suas musicas preferidas, ou mesmo contando uma anedota ou outras e de vez enquanto acender um cigarrinho, jogando aquela fumaça para quem quiser pegá-la no ar.
 
Muitos bares naquela época davam aos nossos ancestrais maior apoio, aceitavam aquela poluição, tanto que o recinto mudava de cor sem quê nem por que. E muitos achavam graça. Tudo bem, cada um no seu tempo. Parei de fumar, e aconselho que façam o mesmo.
 
Mas o que quero falar, é que achava o máximo meu pai tomar umas e outras, acender seu cigarro, e eu absorvia tudo, fumava com ele, mesmo ele não permitindo que eu acendesse sequer um cigarro, e mesmo estando no meio de bambas uma hora ou outra só bebia guaraná.

 
E sendo assim, o tempo bem depressa foi passando, e eu segui junto enquanto, certo dia eu saí de casa e corri mundo, colocando por muito tempo o exemplo que meu pai ensinara por onde eu andara.
 
Até que certo dia, de volta para minha casa, uma das minhas filhas começou a reclamar do ar que exalava e eu tive que dar minha mão a palmatoria sem ter nada para reclamar. Estava completamente errado e sem alguma razão.
 
 Vi que nem tudo que vemos nossos pais fazerem é por algum conhecimento ou por educação mesmo que tomemos estes como exemplo. Simplesmente, nossos pais tiveram outra educação, outros conhecimentos e devido a esta não aceitavam enxergar um pouco mais além do nariz, faziam o que eles fizessem, e não era para ser feito pelos seus filhos, e ponto final.