NEM TUDO É ESCOLHA

Quem disse que eu escolhi amanhecer gripada logo hoje, dia de uma festa maravilhosa com a banda que eu mais adoro? Bom, sem opção e sendo obrigada a ficar em casa para amenizar a coriza e o mal estar do corpo febril eu escolhi tornar a noite menos dolorosa e vou assistir aquele bendito filme que tanto queria.

Eu não escolhi que cabelos brancos se multiplicassem em minha farta cabeleira. Fazer o quê? O jeito é brincar com eles. Ora estão escuros, ora mechados e talvez mais bonitos de quando tinham sua cor natural.

Será que eu escolhi minha profissão? Eu acho que ela aconteceu na minha vida. Estudei, me esforcei, mas não sabia se de fato seria uma profissional liberal ou uma funcionária pública. De repente, não mais que de repente oportunidades surgiram. E eu escolhi abraçar uma delas.

Meu coração como todos os outros é desobediente. Eu buscava um amor perfeito e ele brincava com meus sentimentos. Ele nunca me prevenia. E de repente me dava conta que estava apaixonada. E quantas vezes me fez gostar de pessoas erradas. Encontrei minha cara metade, mas não acho que escolhi. Aconteceu, surgiu, apareceu e eu abracei. Não deixei passar. Escolhi não dispersar a oportunidade.

Todos os candidatos que você votou ganharam as eleições? Você teve a oportunidade de escolher, mas nem todo voto seu elegeu candidato. Algumas escolhas foram frustradas.

Se você tem que optar entre o preto ou branco você não está fazendo uma escolha. Se você tem escolher em ficar com um dos dois amores, isso é mais uma imposição. A gente não escolhe adoecer, perder o amor, passar por uma catástrofe.

Não concordo com quem diz que somos os resultados das nossas escolhas. O homem inteligente sabe conviver com a diversidade e diante dos acontecimentos que surgem no cotidiano independente de sua vontade boas escolhas podem ser feitas para driblar os percalços da vida. Nisso eu acredito. Em minha opinião a vida nos prepara certas armadilhas independentes ou não de nossas escolhas. A arte de bem conviver com elas fazendo sábias opções é que é o grande segredo de uma vida harmoniosa e feliz. Indiretamente acho que estou até concordando em dizer que somos resultado de nossas escolhas. Até certo ponto, sim.

Maria Dilma Ponte de Brito
Enviado por Maria Dilma Ponte de Brito em 18/02/2011
Reeditado em 20/04/2020
Código do texto: T2799722
Classificação de conteúdo: seguro