Adeus do Fenômeno
Até breve Ronaldo Fenômeno, nesta segunda feira 14/01/2011 o Fenômeno decidiu parar de jogar futebol, ou talvez sua entourage tenha decidido, se despediu dos gramados, deixando alguns comovidos, outros tristes e poucos indiferentes. No meu caso fiquei aliviado, detesto presenciar o ocaso de uma estrela. Em tudo na vida há começo, meio e fim, penso que nada mais angustiante que ver o declínio de um grande artista, no caso artista da bola, todo atleta tem seu limite o corpo humano não aguenta tanto é preciso saber quando parar, mesmo quando o capital insiste em manter ativo quem não produz como antes e dá mais retorno através da mídia do que no palco.
Justificativas diversas como doença, gordura, agressão da torcida, etc. é chover no molhado, melhor parar enquanto a imagem é de vencedor, lembro que assisti a um jogo em homenagem ao famoso Mané Garrincha, a quem tinha visto em vídeos com toda sua força, velocidade, dribles desconcertantes, domínio de bola, etc. um verdadeiro craque, mas no jogo que assisti havia um arremedo de atleta que mal conseguia correr, fiquei muito triste e com pena do ex-herói dos gramados que sucumbiu a ferocidade da mídia e morreu realmente doente e pobre.
No caso de Ronaldo é bem diferente, jovem e milionário, vai render ainda muito aos patrocinadores, se ganhou muito dinheiro é porque alguns lucraram muito mais com ele, outros virão quem sabe Neymar, ‘’Ganso’’, etc. o sonho de menino pobre em ganhar o mundo e fortuna com o futebol é eterno e alguns poucos brasileiros conseguirão com certeza.
E como se diz aqui na minha terra:
‘’ tudo na vida é passageiro... menos o motorista e o cobrador...’’