EMPATIA

Li na Internet: "Um jogo acaba empatado entre você e sua tia. Ela pergunta:Quem venceu? E você responde: Foi empate tia (empatia)". Cada uma que se vê!

A palavra empatia é originária do grego (empatheia) e significa a capacidade de compreender o sentimento ou reação da outra pessoa, imaginando-se nas mesmas circunstâncias. O antônimo é antipatia, também do grego (antipátheia), que é uma aversão espontânea e instintiva.

Investigadores da Universidade de Valência, na Espanha, estudaram as estruturas cerebrais envolvidas na empatia e concluíram que os circuitos cerebrais responsáveis pela empatia são, em parte, os mesmos envolvidos na violência. “Assim como a nossa espécie pode ser considerada a mais violenta, desde que somos capazes de assassinatos em série, genocídios e outras atrocidades, somos também das espécies mais compreensivas e empáticas, o que parece ser o outro lado da moeda”, afirmou Luís Moya Albiol, autor principal do estudo.

A pesquisa concluiu que o córtex pré-frontal e temporal, a amígdala e a insulina desempenham um papel fundamental em todas as situações em que a empatia aparece. Moya Albiol diz que essas partes do cérebro também regulam a agressão e a violência. Assim sendo, a equipe afirma que os circuitos do cérebro, tanto para a empatia como para a violência, são parcialmente idênticos. "Sabemos que incentivar a empatia tem um efeito inibidor na violência... estimular os circuitos neuronais numa direção reduz a atividade na outra”, acrescentou o investigador.

Isso significa que é difícil para um cérebro mais empático, ter um comportamento violento. “Educar as pessoas para serem empáticas pode ser uma educação para a paz, resultando daí uma redução de conflitos”, concluiu Moya Albiol.

É possível desenvolver no ser humano:

_ a capacidade de se colocar no lugar do outro;

_ a percepção do que as pessoas estão sentindo;

_ a habilidade de ouvir com carinho e atenção;

_ o respeito às diferenças.

A prática da empatia é importante para a convivência entre as pessoas. É a verdadeira inteligência emocional em uso.

Talvez não seja uma tarefa fácil. Afinal os níveis de violência estão quase insuportáveis no mundo atual. As exigências do dia a dia deixam as pessoas sem paciência. O estresse é uma constante. Mas é um caminho e pode ser uma luz no fim do túnel.

Giustina
Enviado por Giustina em 16/02/2011
Reeditado em 26/02/2014
Código do texto: T2796678
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.