A Amizade

A Amizade

Há coisas na vida que não devem ser valorizadas pela quantidade,porém, pela qualidade. A amizade, por exemplo, é uma dessas coisas. Ter amigos significa ter um coração aberto para dividir momentos, escancarar a vida para aqueles que escolhemos para invadí-la. A amizade é a sublimação do amor, é a necessidade do coração de seguir acompanhado.

Não escolhemos os amigos, pois a amizade é como uma rara flor que nasce no meio do asfalto e floresce, exuberante, no chão mais árido. O amigo não se resume em apertos de mão e, tampouco, em sorrisos na hora da chegada; o amigo conversa com o coração, sorri com a alma e critica com a razão.

Amigo é como um irmão, mas que teve sua gravidez no coração; é o passo sempre compassado para seguir o mesmo caminho. Ter um amigo, talvez, não seja muito fácil, pois a amizade não exige nada e nada impõe, apenas, cumplicidade. Amizade não conta tempo, não disputa espaço, porém, compartilha dos mesmos ideais e, muitas vezes, sonha os mesmos sonhos.

Amizade não precisa de palavras para dizer que pode sempre contar com ela, as atitudes falarão por si. O amigo jamais chorará junto, contudo, sempre terá um sorriso na hora de tal tristeza, pois é de enorme valia enxugar as lágrimas com humor; amor. A amizade torce para que o outro esteja sempre bem, contudo, por algum motivo o fundo do poço entra no caminho, o braço estará sempre esticado para reerguê-lo.

Amigo não é aquele que, simplesmente, nos aperta a mão e diz tudo bem. O amigo não precisa nos perguntar tal coisa, ele lê no olhar. Por isso, não conte quantos amigos você tem, procure saber quem, realmente, acompanha você em sua jornada pela vida. O amigo jamais pergunta se pode entrar e, tampouco, sabe a hora de ir embora, pois ele, sempre, está e nunca irá partir. Não há portas para os amigos e nem há distância, o que existe é apenas a cumplicidade dos que escolheram seguir juntos os caminhos da vida.

MÁRIO PATERNOSTRO