Nunca e sempre?
Ontem, depois de um pequeno stress com um colega de trabalho, quando fui me desculpar porque percebi que tinha me exaltado um pouquinho, ouvi a seguinte frase:
“Eu sei que todos temos problemas, mas veja no meu caso por exemplo, eu nunca descarrego nada em cima de ninguém! Estou sempre alegrando as pessoas!"
Eu então disse a ele:
“Feliz você meu amigo, que “nunca” descarrega nada em ninguém...e consegue sempre alegrar quem te cerca!"
Fiquei pensando muito sobre isto ao longo do dia.
Como alguém consegue tamanha proeza...“nunca” se estressar e nem ter um momento daqueles onde simplesmente explode e depois percebe a merda que fez, volta atrás, pede desculpas...enfim, aprende um pouco mais. E ainda por cima....está sempre alegrando as pessoas! Realmente não é para qualquer um!
Para mim, a vida é um grande aprendizado, onde algumas vezes acertamos e noutras erramos. Em minha opinião, mais importante do que só acertar é reconhecer quando se erra!
Importante também é ter humildade suficiente para reconhecer o erro e se desculpar quando for o caso, seja com o outro ou desculpando a nós mesmos.
Acredito que a gente pode e deve contribuir com o bem estar e felicidade das pessoas com as quais convivemos...
Mas “nunca” e “sempre”...são termos muito fortes!
Acredito que foi isto, ou melhor, foram estes dois termos que me fizeram refletir. Eu particularmente, não aprecio muito estas duas palavrinhas:
“nunca” e “sempre”
Afinal de contas...”nunca” é muito tempo e “sempre” é toda hora...
Podemos criar grande ou nenhuma expectativa ao fazermos uso delas! Tudo depende de como e quando as pronunciamos...e muito depende também de como as pessoas as recebem e compreendem!
Eu penso que existem algumas palavrinhas muito perigosas de se usar a todo momento...e principalmente de se usar assim, sem pensar, estas duas que mencionei agora são apenas algumas delas.
Muito na vida da gente é uma questão de treino...perseverança e dedicação.
O uso de certas palavras e frases também são...eu pratico muito isto, eliminei já há algum tempo algumas palavras e expressões do meu vocabulário, tomo cuidado mesmo para não utilizá-las...Não é nada fácil, como disse...precisa de treino, mas a gente consegue mudar até mesmo os padrões mais intrínsecos quando se propõe verdadeiramente a isto.
Eu acredito sinceramente que toda palavra tem poder...por isto é que devemos prestar muita atenção ao que dizemos...porque um anjo pode passar e dizer amém!