Ser Amigo



Um Amigo vale pelo que é (AMIGO), e não pelo que gostaríamos que ele fosse. Pode parecer uma frase comum, mas continua para mim sendo repleta de significado e de ensinamentos.
 
Ser Amigo é comprometer-se, sem cobrar comprometimento do irmão, é dar sem cobrar retorno, é ouvir sem culpar ou desejar catequizar, é estar disponível, por perto, mesmo que em silencio, compreendendo o semelhante como único.
 
Ser Amigo é mais do que participar, mais do que somar, é ser simbiótico com o semelhante, é ser sinérgico com os demais.
 
Ser Amigo é menos ser fraco ou submisso, mas sim ser confidente, confiável, conselheiro, é ser parceiro sem perder a força de sua existência.
 
Ser Amigo transcende ao físico e faz morada no mental.
 
Ser Amigo é saber viver e também saber deixar os outros viverem.
 
Ser Amigo é não ser invejoso, ciumento, egoísta ou ganancioso, mas sim ser uno com a vida que nos cerca.
 
Ser Amigo é entender que temos limites, somos imperfeitos, falíveis e que um dia nos vamos, por isto ser Amigo é ser um pouco pai, filho e irmão.
 
A Amizade possui corpo e luz própria, tem uma energia harmônica que a tudo envolve.
 
Ser Amigo é alem de se ver no semelhante, também ver um pouco do semelhante em nós próprios.
 
Ser Amigo é ter a capacidade de olhar alem do comum, é penetrar, sem comprometer, a mente dos irmãos entendendo que todos sonhamos, todos temos nossos temores, nossas dúvidas, nossos desejos, nossos prazeres, nossos segredos, é enfim entender que na essência somos todos iguais: uma mente, muitos seres e inúmeras crenças.
 
Ser Amigo é enfim, distorcer o espaço tempo pela luz de sua vontade de ser amigo, inundando a todos que te cercam de puro AMOR. Ser Amigo é fácil epistemologicamente falando, e difícil de cognitivamente vivê-lo. Ser Amigo, como Amar, vem primeiro do começar...
 
Não sendo dono da verdade, outros poderão ter outra forma de entender a Amizade, mas o conhecimento teórico da amizade não nos faz mais Amigos. Entendo que apenas a obra, as ações e a construção contínua desta variante do Amor nos fazem realmente AMIGOS.
 
Não sendo cristão, entendo que a máxima “AME AO PRÓXIMO COMO A SI MESMO” é uma das mais puras definições de AMIGO.


Arlindo Tavares
Enviado por Arlindo Tavares em 16/02/2011
Código do texto: T2795554
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.