Um fenômeno chamado Ronaldo
E lá se foi Ronaldo, e junto com ele a magia, o esplendor, o improvável, a explosão de um ser que às vezes deixava-se dúvida de que era mesmo humano. Mas, que agora o tempo mostra irrefutavelmente que era. Ronaldo marcou uma geração, foi senhor absoluto do gol, elevou o Brasil novamente ao status de gigante do futebol ao ganhar uma copa, quando todos desconfiavam de seu retorno, após seu joelho ter se esfarelado estupidamente aos nossos olhos incrédulos. A prova inconteste de seu talento, sua genialidade, foi o reconhecimento e respeito do mundo na sua despedida dos campos em coletiva ontem. Os nossos eternos rivais argentinos, pelos quais temos os mais diferentes sentimentos, e que um torce pelo fracasso do outro, alimentando essa eterna relação de amor e ódio, mas que no fundo existe um respeito profundo de ambas as partes, se curvaram em admiração ao gênio Ronaldo. Fiz questão de navegar no site “Olé”, o esportivo mais conceituado dos hermanos. E não só no editorial, mas também nos comentários de internautas argentinos, lá estavam estampadas palavras de carinho e gratidão por tudo que fez por esse esporte apaixonante nos quatro cantos do mundo. Só isso pra mim representa incontestavelmente o seu apelido de fenômeno. Ninguém é chamado assim à toa. Ronaldo que tanto nos encheu de orgulho, que tanto nos presenteou com mágicos e importantíssimos gols em copa do mundo (a de 2002 foi só sua meu caro), agora se despede com os olhos marejados dos palcos da bola. É meu amigo Ronaldo, até os fora de série como você não conseguem driblar as intempéries do tempo. Ele realmente é implacável com todos sem distinção. E seu corpo e seus músculos agora reclamam. Só espero que o tempo maestro, não apague de nossas memórias suas proezas e sua expressividade fenomenal, pois delas nos lembraremos sempre, com um sorriso no rosto e um aperto no coração. Ainda bem que antes de você, inventaram os arquivos magnéticos e digitais, pois poderei contar sua história para os meus filhos e netos sem ser chamado de mentiroso. Obrigado por tudo amigo Ronaldo, um brasileiro do mundo apelidado de fenômeno.
Nelson Rodrigues