ESCRITA DE QUALIDADE: Estamos perdendo nossa credibilidade!
É incrível como se consegue escrever mal neste país, o que é tão simples parece uma roda gigante de idiotices e displicências. Não vejo como melhorar o nível da nossa escrita sem que haja uma motivação interna.
Sei que minhas palavras parecem pesadas inicialmente, mas como profissional das letras e pesquisador fico revoltado com as imundices que são escritas por aí. Não há mais qualquer tipo de pudor com a escrita e qualquer respeito com a língua, faz-se uma avalanche de palavras sem um mínimo de estrutura e chama-se texto.
Não quero defender o “gramaticismo”, mas o que sempre foi defendido pela Lingüística e que era praticamente meu lema: “Se há comunicação, há validade no texto...” porém até mesmo aqueles que deveriam ter apreço pela tal comunicação, não tem.
Vejo nos jornais erros descomunais e na própria escrita do povo já não vê-se mais qualquer tipo de semelhança com a de outrora. Logo eu, antes defensor da mudança, da evolução, tenho que ficar assustado com a desordem da nossa educação. Entretanto, não existe possibilidade para educar sem que o educando tenha motivação própria no aprendizado.
Coitados, são os professores! Estes se desdobram sem nem mesmo ter o que esperar do futuro e ainda são ditos despreparados. É uma enorme pena estarmos num caminho obtuso, mas o fôlego está baixo e espera-se que ao menos este seja suficiente para encarar tamanho desafio.
Também não vou me comprometer em falar de política, pois serei redundante, aqui fica apenas um alerta: logo precisaremos aprender outra língua para tentar nos comunicar novamente (risos), ou teremos de nos expressar por outros tipos de sinais já que a morfologia não é mais empregue.