NEGAÇÃO E VINGANÇA

Quando o perdão alivia

Os orientais usavam a vingança de forma indiscriminada e, para limitá-la, surgiu a Lei do Talião, significando "olho por olho e dente por dente". Havia um sentido humanístico e de justiça nessa lei. Os judeus, na época de Jesus, aplicavam-na literalmente. Só Jesus , possuidor de sabedoria ilimitada e de grande generosidade, foi capaz de dar exemplos de tolerância e perdão. Dizia "Se alguém te obrigar a dar mil passos, anda dois mil. Dá a quem te pede e não te desvie daquele que te quer pedir emprestado". Fico reflexiva com seus ensinamentos, embora sei que, como mortal e pobre pecadora, não vou praticar sua lição quanto a emprestar.Desvio mesmo de quem até sonha, hoje, em me pedir emprestado.

Como tudo tem uma razão de ser, quando fiz algum empréstimo, fiz ficando contrariada. Às vezes cheguei a pensar que estava escrito em minha face "trouxa", porque de vigilante de Posto de Saúde onde trabalhava , recepcionista de clínica, amigos, até parente de parente, vinham me pedir livros,CDs, roupas e, principalmente, dinheiro emprestado.O danado é que emprestava já sabendo que não tinha volta. Lembrava-me daquele ditado"Quem empresta não presta". Eu prestava, sim! Mas sabia que ia perder. E o pior de tudo é que havia cinismo em quem me pedia. Não devolvia, não pagava e ainda pedia de novo. Eu já estava “escolada”. Empresto, sei que está perdido e tenho como negar. Foi muito difícil aprender a dizer não. Talvez tenha a ver com o que todo mundo vivencia em sua infância. De tanto se ouvir “NÃO, NÃO!” , a gente fica sem saber dizê-lo.

Percebo que é uma dificuldade de muita gente negar, como também cobrar. Quem deve é quem deveria ficar envergonhado, mas não é isto. Em um dos grupos que faço parte já sou conhecida como a cobradora.Cobro até com prazer. Um dia vou ensinar esta prática. Creio que hajo assim porque vi, muitas vezes, o drama de meu pai para cobrar , receber e não receber de quem lhe devia. Acompanhei de perto isto e é por isto que ajo assim.

Quanto à vingança é algo que todos as pessoas sentiram um dia. Há a vingança perversa, aquela que é planejada e executada. Refiro-ne àquela que é “branca”, sem necessariamente ter passagem ao ato, ficando ao nível do desejo. Você escuta demais:”Vou pagar para ver e ainda quero o troco”. Ou então:” Vai me pagar com a mesma moeda”. Há sempre o pagar envolvido. Não sei até que ponto alivia a alma este desejo de vingança. Em alguma ocasião me senti gratificada porque vi alguém pagando em dobro algum dissabor causado. Ainda falei comigo:Beleza!Nem paguei para ver e está aí... Ou hoje vivo outro momento, ou as coisas para mim foram se resolvendo, mas avaliando bem, não sinto por ninguém a necessidade de ter vingança branca. Ou acredito que a vida é quem se encarrega de fazer o mal ou o bem de acordo com o merecimento de cada um. Não sei se andaria os dois mil passos que Cristo propõe, até porque obrigações me tiram atualmente de rota. O que faço , até por “obrigação”, como aula de Pilates, musculação, vou porque tenho ganhos e me dão prazer.

Edméa
Enviado por Edméa em 14/02/2011
Código do texto: T2792094