E o homem evoluiu do macaco?

Uma grande parte de pessoas quando cita a evolução fala, “a, é que o homem evoluiu do macaco...” e mais, mas o homem não evoluiu do macaco, contudo ambos são primatas, basicamente se diz, ao certo, que o homem e o macaco tiveram um ancestral em comum.

Algumas pessoas falam isso por ignorância ou desinformação, mas outras mesmo sabendo continuam falando isso dessa forma, por praticidade, por costume, ou algo mais, mesmo sabendo que é uma opinião rústica e ignorante, sabem por quê? Porque a ignorância é sedutora e convidativa, parece que é mais confortável está envolto em uma tela escura e translúcida, que te da só algumas noções de esboços do outro lado.

Mas é uma loucura mesmo, não é? Já imaginaram essa cena? De macacos dirigindo o planeta? Como seria isso? Bem... com certeza seria uma loucura.

O mundo dominado por animais seria um caos o tempo todo. Por exemplo: como qualquer outro animal eles precisam marcar um território e muitas vezes outros invadem, até por não ter uma marcação visível, e causa brigas enormes. Mordem-se, batem-se, mutilam a eles mesmos no combate, geralmente até a morte de algum, quando não é envolvimento do bando nisso, aí é uma carnificina, se digladiam até um bando sair “vitorioso”, mas como seres civilizados que nos somos podemos olhar isso com olhares analíticos e perceber nossa superioridade, a esses pobres animais. Brutos e ignorantes. Que loucura seria.

E as sociedades, malucas com certeza, imagine um macaco sendo o líder de uma nação, tomando decisões que traria conseqüências para todo o bando. Tomando essas decisões por medo, muitas vezes por medo da própria morte, não se importando com a vida dos outros que ficaram lutando para defender todos. Ele sai gritando e correndo com algumas fêmeas que puder levar.

Tomarem algo dos outros então, sempre tem um macaco maroto que toma a coleta do outro, e logo foge, a não ser que seja pego pelo roubado, sendo assim leva uma surra pra ver se aprende a não roubar, uma das grandes pra deixar destruído mesmo, as vezes ate morre. Mas fazer o que não é? São simplesmente animais... seguem instintos básicos, não raciocinam como nós.

As famílias como seriam? É difícil até imaginar esses bichos tendo família, ouvi dizer que as vezes a mãe mata todos os filhotes, sem motivos aparentes. O macho se importa completamente em amostrar-se para a fêmea e brigar bastante por ela, com qualquer outro macho que apareça para desafiá-lo, por que ele precisa procriar. É uma necessidade, eles as vezes estupram filhotes ou alguns animais indefesos para passar essa tal vontade animalesca de procriar. Mas não é de nossa critica, verdade? São só macacos.

E, aliás, chegando a certa idade o filhote é expulso do bando, para procurar outro, isso acontece também quando se tem uma deformidade ou diferença que não atraia o grupo. Não vamos culpá-los por não poderem absorver algo novo ou evoluírem, eles não são inteligentes como nós. São medíocres.

Eles também não procuram se expandir ou algo parecido, eles ficam ali no lugar deles até tudo que tem a sua volta se acabar, se enquanto vivos não se acabar, pra eles tudo bem, suas crias ou crias de suas crias não são importantes para que eles se de ao trabalho de pensar sobre isso, ele fica acomodado no seu lugar mesmo que todos os outros bichos em volta estejam morrendo, se não lhe afetarem e estiverem protegidos, está tudo bem.

Já imaginou se eles tivessem acesso a nossa tecnologia, a nossa! Uma tecnologia para mãos habilidosas e sensatas! Pensei até numa cena ridícula, que seria se entregássemos um carro para um deles dirigir, parece cena de filme um cômico, aquele carro desgovernado com alguém, que não tem noção nem da metade do que pode causar além de guiar descontroladamente. Ou uma arma, calibre 38 mesmo, por exemplo, a um macaco, ele sairia atirando feito louco em um momento de histeria matando e ferindo a todos a sua volta, ou, talvez, brincando com aquilo, colocasse a arma na boca e puxasse o gatilho sem querer. Mas isso é uma pistola, já imaginou uma bomba?! Uma bomba nas mãos dos animais! Invés de usar para demolir as pontes ou quebrar barreiras, eles iam ficar detonando uns aos outros descontroladamente, como se nem soubesse usar aquele aparelho, iam se dizimar aos poucos, ou aos muitos mesmo. Nossa... já imaginou essas cenas? Da até vontade de rir, não é? Que loucura… macacos governando... Talvez produzissem drogas e se infectariam a si próprios para nada, ou terem ilusões... Podem ser idiotas, mas não são loucos para tanto. Ou podiam começar a explorarem o trabalho de uns dos outros, para se acomodarem mais... não, acho que já são evoluídos o bastante para isso. De qualquer forma, ainda bem que somos humanos e não como esses xucros, não é verdade?

Deixa essa conversa pra lá, porque já esta me dando fome. Tem uma banana aí?

Cadu Guerra
Enviado por Cadu Guerra em 14/02/2011
Reeditado em 16/02/2011
Código do texto: T2790628
Classificação de conteúdo: seguro