O ANO DO COELHO ... NA TERRA DO MANDARIN TODOS!!!

De: Silvino Potêncio   >>> O Ano do Coelho!... na terra do "Mandar In" todos.

Consta nos anais da moral e dos bons costumes religiosos, espirituais, xuxiais, ortodoxais... que, quando o “home ou a muié” se sentirem insultados, eles devem sempre oferecer a outra face para serem religiosamente perdoados pela lei dos homens e dos animais, enfim... lá no poleiro eterno serão finalmente abençoados e até quem sabe (?) entronizados no oh limpo para sempre, etc. e tal e coisa!...

- E assim, na prossecução de tão bons princípios, o nosso PM (Primo Mané) lá da “Santa Terrinha”, ele nos ofereceu a “Face Oculta” – pelo que, todo mundo o achincalhou, o arremedou... uma “réca (1) de gente” se aboletou, um monte de políticos se aproveitou e, por último todo mundo o absolveu. - Já tem por aí gente a afirmar que ele será dono do poleiro até ao final do ano de 2016 da era lunar (pelos vistos os portugas ainda continuam todos no mundo da Lua!!!...) depois, ele candidata-se novamente a usuário falante do “Mandar In” todos... e, como soe dizer-se: fica tudo como d’antes no quartel de Abrantes ... iiiii aatão lá bai!...
- Está láaaaa?!... Ala?... Assalamalaikum!...
É voismecê aí do túmulo do meu antepassado o Fará òh ... rico a qualquer preço?
Olhe... aqui quem fala é o PM (Primo Mané) de Al Kuchete... tá lembrado?
Ah não?!... que pena... eu até mandei construir aqui um “Free Port” que era para recepcionar voismecê na minha Mansão à Beira do Al queva, para plantarmos mais melões de Al Meirinho, Voismecê sabe que ele é o Melhor do Mundo, mas prontos!... olhe, voismecê preferiu ficar aí a olhar o “mar vermelho” de raiva porque teve a renunciar antes de completar a fortuna de US$ 49.999.999.999,05 ! que recebeu das viagens ao templo de Kelfos durante quase 36 anos mas... Tudo bem páaaa!!!,...
Olha, fica pá próxima, mas... já sabe... a sua morada aqui no Al Garbe está sempre às ordens!...
Psiu... olhe... desculpe vou ter que desligar “porkaki” também temos um Povo Revoltado desde 1974 ...
Não!... não,... não!... “pork” aqui não quer dizer que aqui são todos porkos!, eu fiz “Ingrês” fluente na Independente e sei muito bem escrever o nome dos porks... melhor dizendo eu costumo dar nome aos “beis” como se diz lá nas minhas terras Altas que ficam para lá do Marão e como diz o velho ditado; para lá do Marão, mandam os que lá estão!...
Nós aqui não temos “peneiras” – há mais de 36 anos, mais 10 meses, 2 semanas e quatro dias, que inventámos aqui uma Democracia à moda salôia e podes crer paaaa!... tá tudo muito melhor.
Aqui não há nenhumas revoluções!,... nem revoltas populares!... nem sequer temos a revolta dos animais porque, esses!?... coitados, levam porrada no lombo e... o mais que eles fazem é “andar de lado c’mós de Caravelas” lá em Mirandela (2) ...
- Nisto, o interlocutor do outro lado da linha, que... entretanto tinha caído por falta de crédito do CU (leia-se Cartão Único de Cidadão) devolveu a ligação através do telefone celular móvel do nosso PM (Primo Mané , repito...) e a Secretária Dona Marquinhas, encarregada de filtrar todas as ligações internacionais em língua estrangeira, incluindo o Mirandelês, ela puxou a manga do Capote Alentejano modelo “Sharelock Holmes” do poder e avisou;
- Olhe, Xô Xefe Ministro!!!...
Primeiro, o gay jo está aqui na outra linha e avisou que voismecê está a falar para as paredes!...
Ele não tá nem aí para a sua arrazoada!, ... isto, primeiro porque ele não entende Português (coisa muito comum nos políticos de hoje) e depois porque a telefonista enganou-se a fazer a ligação!... e ele não está no Cairo, nem em Doha, Nem no Kathar... ele está em Pequin e lá agora é o ANO DO COELHO!... carago, já pensou?!...
Ai minha Noxa Xeñora do Amparo! ...
Oh Dona Marquinhas, voismecê me diga, quem é esse coelho? - De que toca ele saiu? ... como é que esses gay jos da oposição fazem para ir sempre na frente, hein?!...
Ah peis é! ... este ano não tem jeito!
- É ano do Coelho e prontos. - Voismecê vai ter que agüentar, vai ter que a renunciar também , e até se a retirar!, ... O melhor seria voismecê se escafeder pelo menos por uns 5 anos ou mais, e depois quando voltar a ser o ano da MULA sem cabeça... voismecê s’elege, carago!... qual é o problema?!
Afinal para que é que se montou a operação do VOTO VIP em Portugal, hein?!
Por falar nisso, já tirou cópia das circulares secretas que mandamos distribuir a todos os usuários do sistema “Magalhanensis Portuguese” que na sigla secreta em Ingrês, é a nossa “password” PM (Primo Magalhães)?... – Para quem não sabe na maioria dos nomes Ingeses escreve-se sempre de trás p’ra diante...
Não... ainda não sei o que o nosso Coelho vai fazer mas, é melhor prevenir do que arremedar!
Péraíii oh Dona Marquinhas!... eu lá sou home de arremedar?!...
A Xeñora sabe muito bem que no mou guberno nós fazemos uma democracia como nunca tivémos neste país!
- Aqui somos todos iguais e quem manda aqui sou eu!!!... por enquanto, carago!... - dito isto ele desandou em direção à janela do “Palácio das Necessidades” e gritou – Voismecês necessitam de alguma coisa?...
Como ninguém respondeu ele subiu a Calçada da Ajuda do FMI e marcou uma nova reunião no Largo dos Ratos. - Enfim “a ber bamos”, como diz o Ti Zé Pô Vinho...

(1) “réca” é um termo na gíria atual que significa muita gente = uma ruma de pessoas avulsas.
(2) “O Mirandelês” é o título do livro da autoria dos nossos conterrâneos Mirandelenses: J Lages, J Golias, H Rodrigues e J Rocha.
Silvino Potencio - Emigrante Transmontano em Natal/Brazil
Autor de: "Crônicas da Emigração - Catramonzeladas Literárias"
www.silvinopotencio.net
Silvino Potêncio
Enviado por Silvino Potêncio em 13/02/2011
Reeditado em 07/12/2014
Código do texto: T2789851
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2011. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.