AMIGO DO HOMEM.
Chagaspires.
Dos animais domésticos o que mais me fascina é o cachorro.
Tido como amigo do homem o citado animal já tem demonstrado um amor todo especial para com seu dono.
Na minha puberdade já possui um cachorro e muito me alegrava com suas demonstrações de carinho.
Porém vivia ele numa casinha no fundo do quintal e era tratado com amor e da maneira condizente aos animais irracionais.
Hoje em dia cada vez mais pessoas possuem cachorros e gatos e até mesmo papagaios (proibidos por lei), em suas casas ou apartamentos, e convivem com eles da mesma maneira como vivem com seus semelhantes.
Os tratam como pessoas, ou seja, compartilham sua sala de visitas, camas, sofás, redes e em alguns casos o mesmo prato.
Trocam carinhos afetuosos como beijos e abraços.
Deixa-os lamber sua boca, olhos e nariz sem caírem na realidade do perigo que isso pode acarretar.
Quase todos os dias ao me acordar vou até a varanda do apartamento para dar uma olhada na rua e tenho percebido algumas pessoas que passam com seus cachorros.
Esse passeio matinal é feito para que o animal possa fazer suas necessidades fisiológicas na rua.
O problema maior é que o dono não se conscientiza da necessidade de coletar as fezes do animal que ficam nas calçadas, ruas, praias ou gramados, expondo os transeuntes ao perigo de adquirir micoses entre outras a larva migrans conhecida também como bicho geográfico.
Não sou contra que alguém possua animais domésticos, desde que tenham os devidos cuidados com os bichinhos e os mantenham em locais apropriados.
Entre os cuidados se faz necessário alguns pontos fundamentais que podem evitar doenças.
Podemos citar: não compartilhar alimentos ou cama com os animais, evitar beijo ou lambidas muito próximas ao rosto, recolher as fezes e urina e procurar assistência médica sempre que o animal morder alguém, etc.
Expomos aqui algumas doenças transmitidas por alguns animais domésticos e principalmente pelo cachorro:
- A raiva: uma doença que mata em 100% dos casos. - Doenças de pele: Sarna, micoses etc. - Rinite alérgica, bronquite asmática; - Brucelose; - Leptospirose; - Toxoplasmose;
- Criptococose; - Leishmaniose (conhecida como Calazar); etc.
A sua preocupação é quem vai evitar e afastar o perigo das doenças.
Portanto tome consciência e trate seu animal de estimação como deve ser tratado, ou seja, como animal irracional e no local certo.
OBS. Texto baseado em pesquisas feitas na Internet.