VALORIZAR A EDUCAÇÃO...

Na qualidade de Presidente do Sintram – Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Divinópolis e Região Centro Oeste de Minas – Manifesto a minha alegria e contentamento por, nesse momento histórico, representar os Profissionais da Educação de Divinópolis-MG.

Acredito em Educação Pública de qualidade e luto com todas as forças de minha convicção para que os profissionais da Educação sejam reconhecidos pelos pais de alunos, pela sociedade e pelos Governos Federais, Estaduais e Municipais. Não é possível mudar uma sociedade sem Educadores valorizados e estimulados para darem o melhor de si em prol de uma sociedade desenvolvida social e culturalmente.

Tenho dito em minhas palestras que: “A educação pode não te garantir o sucesso, mas a ausência dela te garante o fracasso” E mais “A educação é estrada que pavimenta o caminho que leva à sabedoria e ao conhecimento”... Afirmo que sou enamorado e apaixonado pela Educação. Gostaria que todos fossem contagiados por esse sentimento. Digo que Educação só alcançará a sua importância quando ela for prioridade da sociedade e não prioridade de candidatos e de governo em seus discursos.

A minha alegria se dá porque na noite de ontem, na Câmara Municipal de Divinópolis com o Plenário lotados de Educadores, foi aprovado, por unanimidade, a Lei Municipal que institui o Plano de Cargos, Carreira e Salários da Educação Municipal de Divinópolis-MG. Um Plano que tem metas claras de valorização dos Trabalhadores em Educação e prevê isonomia para os Educadores que tem a mesma formação, ou seja, os Professores dos anos iniciais terão o mesmo salário que os professores dos anos finais do Ensino Fundamental. Essa Isonomia se dará progressivamente até o ano de 2013. O PCCS da Educação foi construído por uma Comissão Paritária, na qual a metade de seus membros eram trabalhadores da Educação, eleitos na Assembleia de Educadores, em Junho de 2009; Embora não seja profissional da Educação, os Educadores me elegeram para fazer parte dessa comissão como seu representante.

A Comissão paritária se reunia duas vezes por semana durante o período de agosto de 2009 à julho de 2010, quando entregou o resultado de seu trabalho ao Governo Municipal, depois de diversas assembléias para que a categoria votasse as propostas construídas pela comissão. Dessa Época em diante, a comissão se reuniu para verificar se o governo estava respeitando o que a categoria aprovou em assembléia. O governo, depois de fazer novos estudos, disse que o Orçamento municipal não teria condições de absorver os impactos financeiros dos avanços aprovados pela categoria e apresentou novas propostas, assumindo o compromisso de que o texto construído pela comissão seria respeitado; o que mudaria, em sua nova proposta, seria o cronograma de desembolso financeiro para garantir a valorização da categoria. Proposta que foi aprovada pela categoria no dia 03 de fevereiro de 2011 e transformada em Projeto de Lei, que foi votado pela Câmara Municipal, em Sessão Extra-ordinária, dia 11 de fevereiro de 2011.

Quero parabenizar aos Educadores, que sempre acreditaram no Sintram e na Comissão. Os Educadores mostraram sua força e unidade nessa luta árdua para alcançar essa vitória !

Sinto orgulho de fazer parte dessa comissão e de estar presente nesse momento histórico para os Educadores de Divinópolis. Parabéns Educadores, vocês merecem!!!